Serviço 156 da Prefeitura de Jundiaí completa 29 anos com média de 190 mil atendimentos

Reclamações, sugestões, consultas a serviços públicos e, mais recentemente, um importante canal de esclarecimento e ajuda por conta da pandemia do novo coronavírus. Assim é o 156, serviço de atendimento à população feito por telefone e também pela internet da Prefeitura de Jundiaí. Nesta quinta (11), ele completou 29 anos de atuação e uma média de 190 mil atendimentos ao ano.

No início da implantação, um pequeno grupo de mulheres participou de um treinamento em Campinas, município que já possuía um serviço parecido. Arlete Quirino, uma das primeiras funcionárias do 156, conta como era naquela época. “No começo era complicado, fazíamos tudo no papel. Cada reclamação era direcionada à secretaria e éramos nós mesmos que levávamos à mesa do secretário, hoje gestor. Depois íamos buscar a resposta. Com o tempo, a modernização chegou e hoje é tudo muito diferente”.

Em 2020, por conta da pandemia, o serviço foi aprimorado e passou a contar com o “Disque Coronavírus”, CHAT Coronavírus e o CHAT Emocional (Coronavírus) para auxiliar a população sobre o enfrentamento à Covid-19. Juntos, obtiveram mais de 75 mil atendimentos de março de 2020 a fevereiro de 2021.

Além do 156, há disponível novos canais de atendimento: o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e a CAC (Central de Agendamento de Consultas), abrigados pela Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Histórias marcantes

Arlete Quirino relembra ainda, dentre tantas histórias, como ajudou um pai a encontrar a filha. “Um senhorzinho esteve presencialmente no 156 anos atrás e tinha o sonho de encontrar a filha que havia perdido contato fazia muito tempo e sentia falta, eu procurei em todos os registros da Prefeitura até que encontrei a filha dele no bairro Corrupira. Não tive dúvidas. Peguei o senhorzinho coloquei no carro e levei ao encontro da filha. Essa foi uma das cenas que mais marcou a minha trajetória no 156.”

Além disso, cita a importância de vínculos afetivos criados através do 156. “A gente faz amizade. Já ajudei uma pessoa que veio do Paraná para prestar concurso da Prefeitura de Jundiaí e acabou se mudando para cá. Sou até madrinha de Crisma de uma pessoa que conheci aqui”, conclui.

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