Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), o mês de setembro é conhecido mundialmente pela campanha de conscientização do câncer infantojuvenil, o Setembro Dourado. A iniciativa tem o objetivo de alertar sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, e a Prefeitura de Jundiaí oferece consultas médicas gratuitas com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para toda a população, bem como todo o tratamento caso a doença seja diagnosticada.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Se tratado no início, as chances de cura aumentam em até 80%. “Reconhecer os sinais e sintomas precocemente muda todo o tratamento e a sobrevida do paciente”, explica a oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim.

[tdj-leia-tambem]

Foi o que aconteceu com o Gustavo Comitre, de 12 anos, em tratamento no Grendacc. Sua mãe, Daniela Comitre, foi quem identificou alguns sintomas. “Ele não estava comendo bem, estava pálido e ficava cansado rapidamente. Foi quando comecei a estranhar”, relata a mãe. Foi então que ele buscou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, que o encaminhou ao hospital. O resultado dos exames foi o diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda (LLA), descoberta no início. Atualmente, o Gustavo está em tratamento com quimioterapia. “Eu e minha família estamos muito satisfeitos com todo atendimento do Grendacc, eles possuem todo apoio, inclusive psicológico”, afirma Daniela.

“O atendimento em câncer infantil tem como premissa ter a identificação precoce dos casos para o melhor resultado no tratamento. Jundiaí oferece todo o atendimento necessário para o cuidado e tratamento a este público”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.