
Na manhã desta sexta-feira (9), representantes de Jundiaí e de cidade chinesa de Gaoyou se reuniram. A conversa serviu para iniciar tratativas do acordo de cooperação entre as duas cidades para que se tornem cidades irmãs.
A reunião aconteceu junto da InvestSP, Agencia Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. Jose Mario Antunes, representante chefe da InvestSP na China, conduziu a conversa.
Durante o encontro, os representantes discutiram assuntos como o desenvolvimento tecnológico, smart cities, meio ambiente, comércio e atração de investimentos mútuos.
“Jundiaí dá mais um passo para sua internacionalização . A aproximação com a cidade chinesa representará uma oportunidade de atração de investimentos para Jundiaí, além, por óbvio, da troca de experiências culturais”, explica o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.
[tdj-leia-tambem]
“A reunião fomentou grande interesse, e a certeza de que a geminação entre Gaoyou e Jundiaí criará oportunidades para parcerias estratégicas de desenvolvimento, proporcionando oportunidades de intercâmbio e troca de conhecimentos e ideias”, disse o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour.
O diretor da secretaria de Relações Internacionais de Gaoyou, Yang Lin, falou da estrutura da cidade chinesa e alinhou os próximos passos. “Nosso município tem a cidade inteligente como estratégia de desenvolvimento, principalmente na iluminação pública. Convido a todos a conhecerem nossa cidade e queremos estreitar relação com Jundiaí”, explica. Assim, agora as cidades agora vão trocar informações e em fevereiro devem assinar acordo de cooperação.
Gaoyou
A cidade chinesa tem uma economia diversificada, assim como Jundiaí. Gaouyou abrange setores como agricultura, turismo, indústria, tecnologia e serviços. A cidade tem 820.600 habitantes, e é uma cidade no nível do condado sob administração de Yangzhou, província de Jiangsu, China, localizada no delta do rio Yangtze, no lado norte do rio Yangtze.
Dessa forma, a Assessoria de Cooperação Internacional pontua como primordial o estreitamento de laços entre Jundiaí e Gaoyou. Essa é uma forma de continuar com os assuntos abordados e estreitamento de laços entre as cidades.
Tradição de Cidades Irmãs
Recentemente, o prefeito Luiz Fernando Machado assinou um termo de intenção para que Jundiaí se torne cidade-irmã de Prata di Pordenone. O acordo possibilita um intercâmbio cultural e econômico entre os municípios.
Jundiaí tem um histórico de assinaturas de termos para geminação de cidades há cinco décadas. O primeiro acordo foi firmado no ano de 1964, com a cidade norte americana de Trenton. Desde então, o município se tornou cidade-irmã de Iwakuni (Japão – 1989), Padova (Itália – 1994), Havana (Cuba – 1998), Tai’an (China – 2002) e Rugao (China – 2019).