
Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estão realizando uma nova apuração do Índice de Breteau (IB) em Jundiaí.
O levantamento, que mede o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti por meio de larvas coletadas em recipientes com água parada, inclui visitas a cerca de 1,2 mil residências em todas as regiões da cidade.
Nos quintais, os agentes verificam objetos que podem acumular água, como vasos de plantas, calhas e brinquedos. A gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, explica que essa é a segunda amostragem do ano e que os dados são essenciais para prever e prevenir surtos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika.
“O resultado permite com que façamos o mapeamento das áreas com maior probabilidade de casos e iniciemos o planejamento de ações dentro do nosso programa de prevenção, antevendo o segundo semestre de 2025. Além disso, aproveitamos e reforçamos, junto a população, a necessidade da eliminação dos criadouros e do descarte correto de lixo e de inservíveis para evitarmos as arboviroses em Jundiaí”, ressaltou Ana Lúcia.
População reconhece a importância da vistoria
A ação da VISAM conta com a colaboração dos moradores. No Jardim Novo Horizonte, Maria Aparecida Marques recebeu a equipe nesta segunda-feira (30) e destacou a relevância do trabalho para a saúde pública:
“Esse trabalho é necessário para a nossa saúde. Sempre atendo a equipe e deixo olharem tudo. Não tive dengue e não quero ter de jeito nenhum”, enfatizou Maria.
Identificação e orientações
As equipes da VISAM atuam uniformizadas, com identificação, e utilizam veículos oficiais. Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre a eliminação de criadouros e práticas para manter a casa livre do mosquito transmissor.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		