Foto: APAE Jundiaí
Foto: APAE Jundiaí

O Supermercados Boa contratou quatro jovens da APAE de Jundiaí, através do Programa Emprego Apoiado. Essa semana, o departamento de Recursos Humanos do Boa promoveu dois encontros com lideranças das lojas, para conscientizar e explicar sobre o trabalho da entidade.

A Assistente Social da APAE, Mariana Carolina da Silva Pinto, explicou as características e particularidades da pessoa com deficiência. No encontro, conscientizou e explicou a importância do programa e a oportunidade que o Boa está oferecendo aos jovens como forma de inclusão e socialização. Uma ação que vai muito além do cumprimento da Lei de Cotas.

O Programa Emprego Apoiado tem o propósito de preparar e acompanhar a pessoa com Deficiência Intelectual no processo de recrutamento, seleção e contratação. Além disso, assessora as empresas no processo para atender a Lei de Cotas, buscando a permanência da pessoa com Deficiência Intelectual no mercado competitivo. Aos jovens, são oferecidos atendimentos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.

Inclusão no mercado de trabalho

Mariana explicou os conceitos de pessoa com deficiência e suas características e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela APAE de Jundiaí. “Infelizmente, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas dos espaços de convivência e até mesmo do mercado de trabalho e escola”, disse. “É importante também não usarmos expressões ou frases que reforcem o capacitismo, reconhecido como uma forma de preconceito, um discurso pejorativo, como por exemplo, ‘nossa, mesmo com deficiência você vive uma vida normal’”, alertou. Tal comentário soa como uma diminuição da capacidade da pessoa com deficiência.

Também participaram do encontro Ana Paula Reis Lourenço, coordenadora de Recrutamento e Treinamento do Boa, acompanhada de Aline de Alencar Santos, Analista de RH. Ana Paula explicou como a empresa vem trabalhando a inclusão de pessoas com deficiência. “Nossos líderes nas lojas têm ainda muitas dúvidas sobre a importância da inclusão e nós queremos que nossos colaboradores PCDs cresçam, se desenvolvam e encontrem um ambiente saudável para trabalhar, no qual as pessoas conheçam e entendam as suas necessidades e os apoie”, explicou. “Quando fizemos a parceria com a APAE de Jundiaí foi com este intuito, de ter esse suporte na questão de receber as pessoas com deficiência e incluí-las da melhor forma”, completou.

Foto: APAE Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Programa Emprego Apoiado

De acordo com Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social, o Programa vai muito além do cumprimento da lei de cotas. “A empresa que trabalha com responsabilidade social assume um compromisso quando contrata uma pessoa com deficiência. E essa parceria visa apoiar a empresa nesse sentido. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho transforma vidas. A APAE será a facilitadora do processo de inclusão social, oferecendo às empresas uma solução para alcançar resultados de impacto social”, explica

Os jovens encaminhados pelo Programa Emprego Apoiado estão trabalhando nas lojas do Supermercados Boa espalhados pela cidade. “Hoje temos 105 PCDs espalhados pelas nossas lojas e destes, 4 vieram pela APAE. Percebemos que eles vieram melhor preparados, superando as nossas expectativas. Hoje atuam em áreas como pacote, estacionamento e reposição, dependendo do perfil e das capacidades de cada um”, explicou, destacando que hoje a rede tem 2.300 funcionários, distribuídos em 16 lojas em Jundiaí e Região.

O Programa Emprego Apoiado é mantido pela área de Assistência Social da APAE de Jundiaí. Se a sua empresa tem interesse em contratar os jovens do programa, entre em contato com a APAE, pelo telefone (11) 4588-2900 e fale com a coordenadora de Assistência Social, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo.