GM's e Sirus
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como parte das atividades do programa Ludicidadania, os estudantes da Emeb Professora Maria Angélica Lorençon, no bairro Corrupira, receberam nesta quarta-feira (26) a visita especial dos cães Logan e Sirius, do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Acompanhados por agentes da GMJ, os cães, das raças pastor-belga malinois e labrador, realizaram uma série de exercícios e demonstrações, incluindo brincadeiras de faro, comandos de obediência, equilíbrio e cumprimento. A atividade envolveu cerca de 200 estudantes do período da manhã, despertando curiosidade e entusiasmo.

Além dos alunos do 4º ano que participam regularmente do programa, todas as sete turmas da escola tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação.

O impacto do Ludicidadania na educação infantil

O Ludicidadania é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM). O programa, que já está em seu quarto ano, tem como objetivo promover atividades lúdicas voltadas para temas essenciais como cidadania, vida saudável e comunicação não-violenta.

Para o ano letivo atual, o alcance do projeto foi ampliado para cerca de 4 mil estudantes do 4º ano, abrangendo 14 escolas municipais. As atividades são conduzidas por agentes da Guarda Municipal, que utilizam dinâmicas interativas para fortalecer valores de respeito, convivência harmoniosa e segurança.

O aprendizado na prática

A estudante Lívia de Oliveira, do 4º ano, demonstrou ter compreendido bem a proposta do projeto:

“Os guardas estão na rua para proteger a cidade e as pessoas, mas aqui na escola eles apresentam o trabalho que fazem e abordam outros temas, como a importância de estudar, ter postura, não fazer o mal ou bullying com os amigos.”

Encantada com a visita, Lívia destacou sua parte favorita da atividade. “Gostei dos exercícios de farejamento e quando o cachorro teve que pular os bambolês.”

A gestora de Educação, Priscila Costa, ressaltou o impacto positivo do Ludicidadania no ambiente escolar. “O Ludicidadania soma-se às aprendizagens e vivências que nossos estudantes já têm em sala de aula, abordando temas fundamentais para a vida saudável em sociedade. Por meio de palestras, rodas de diálogo, apresentações e atividades interativas como esta com o Canil, a presença dos guardas dentro das escolas confere ao programa toda a solidez que a instituição carrega e incentiva valores essenciais de convivência e respeito entre as crianças.”

Sirus e crianças
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Quem faz o Ludicidadania acontecer

Neste ano letivo, os agentes da Guarda Municipal envolvidos no projeto são Agnes, Barban, Josiane, Kleber, Martins, Saulo José e Stefani. A atuação desses profissionais reforça o compromisso da GMJ com a segurança e a formação cidadã dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Com iniciativas como o Ludicidadania, a educação vai além da sala de aula, promovendo experiências que fortalecem a relação entre a comunidade escolar e as forças de segurança, sempre com um olhar cuidadoso para o desenvolvimento dos alunos.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

[tdj-leia-tambem]