Pessoas de terno em um evento oficial, aplaudindo e segurando um documento, com o logotipo do Governo de São Paulo ao lado.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí vivenciou um marco histórico nesta quarta-feira, 29 de maio, ao participar da cerimônia de assinatura da concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. O evento, realizado em Campinas, contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O projeto, que ligará São Paulo a Campinas passando por Jundiaí, representa um investimento de R$ 14,2 bilhões e faz parte do ambicioso programa “SP nos Trilhos”.

A concessão, arrematada pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, prevê a construção e modernização da linha férrea, além da implementação do Trem Inter Metropolitano (TIM) e melhorias na Linha 7 – Rubi. Com 101 km de extensão e velocidade máxima de 140 km/h, o TIC será o sistema de transporte sobre trilhos mais rápido do país, com previsão de operação em 2031.

Para Jundiaí, o projeto representa a consolidação de um importante hub ferroviário, impulsionando o desenvolvimento econômico e a mobilidade na região. O Prefeito Luiz Fernando Machado celebrou a iniciativa: “A assinatura da concessão representa a consolidação de um projeto que irá beneficiar milhões de pessoas de toda a região. Teremos, em Jundiaí, a opção de um transporte rápido, eficiente, seguro e sustentável para completar a formação de um grande hub ferroviário, que vai agregar valor ao desenvolvimento econômico.”

O Governador Tarcísio de Freitas também destacou a importância do projeto: “A assinatura desse contrato deixa um legado para o Estado. São Paulo cresceu às margens dos trilhos e demos um grande passo para retomar o uso desse importante modal para passageiros. Com o crescimento das regiões, precisávamos de outra solução além das rodovias e demos mais um passo para isso.”