
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, apresentou, nesta segunda-feira (28), os avanços tecnológicos realizados na cidade nos últimos anos durante o painel “Os Desafios do 5G”, no 64ª Congresso Estadual de Municípios (CEM), em Campos do Jordão. Luiz Fernando falou dos trabalhos realizados para Jundiaí se tornar uma Smart City, com a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus moradores e uma agenda que pensa a cidade para 2050.
“A Cidade Inteligente que Jundiaí está se tornando, com foco no cidadão e investimentos contínuos, é hoje exemplo para o Estado e para o Brasil”, declarou Luiz Fernando. “Atualmente temos em nosso município uma infovia digital de 500 quilômetros, 375 câmeras de segurança, a telemedicina na rede pública, o APP Jundiaí (com 130 funcionalidades) e outros diferenciais, como o pagamento por aproximação em 100% da frota do transporte coletivo.” O prefeito também destacou os bons números recentes que Jundiaí tem conquistado, como o 4º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e 10º do país, além da primeira posição no Índice de Retorno do Tributo Municipal, que avalia as cidades de todo o Estado.
[tdj-leia-tambem]
Na área da Educação, o prefeito lembrou do sistema de reconhecimento facial implantado na nova EMEB Joaquim Candelário de Freitas, inaugurada em dezembro na Vila Hortolândia. “Com essa tecnologia, o professor não precisa mais perder tempo da aula fazendo chamada.” E, para impulsionar a criação de empregos e negócios, o chefe do Executivo lembrou dois importantes investimentos: o portal e o espaço físico do Jundiaí Empreendedora – que disponibiliza as mais diferentes vagas de emprego todos os dias – e o Saepro (Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras) em formato digital.
Após a palestra, Luiz Fernando abordou, ao passar pelo estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, sobre a importância da passagem do TIC (Trem Intercidades) por Jundiaí, no trajeto entre São Paulo e Campinas. “Nossa economia ganha muito com esse investimento do Estado de São Paulo, que olha para o futuro e pensa a sustentabilidade.”
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		