atendimento_teleconsulta_ubs_jundiai_mirim-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, participou, nesta terça-feira (27), de um encontro virtual promovido pelo Instituto Inova Cidades sobre telemedicina. Na discussão, Jundiaí apresentou a experiência da cidade com o modelo de teleinterconsulta. O serviço integra a consulta do médico especialista, por meio de videochamada, com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente. Atualmente, são seis especialidades com esse tipo de atendimento.

“Em dois anos, nós realizamos quase 50 mil atendimentos entre teleinterconsulta e telediagnóstico. Essas medidas promoveram uma redução significativa nas filas de espera das Unidade de Saúde para acesso a consultas com especialistas”, reforçou Texera.

Além disso, o gestor apresentou o trabalho de telediagnóstico, exames de eletrocardiograma nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família. Assim, especialistas emitem laudos de maneira remota. Desde a implantação dos serviços, a Saúde Pública de Jundiaí realizou mais de 9,5 mil consultas em diversas especialidades médicas, e também 39,7 mil exames.

“Os benefícios da teleinterconsulta e do telediagnóstico são muitos, mas principalmente a resolutividade na Atenção Básica, a agilidade no atendimento e o maior vínculo entre paciente e profissional de saúde”, lembrou o gestor.

[tdj-leia-tambem]