Vias
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Após a forte chuva com rajadas de vento, raios e granizo registrada no fim da tarde do último sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí mobilizou uma ampla força-tarefa para atender diferentes regiões do município atingidas pela queda de árvores.

O trabalho se estendeu pela noite e continuou ao longo do domingo (28), com foco na segurança da população e na liberação das vias públicas.

Regiões atendidas pela operação

As equipes atuaram em importantes corredores viários e bairros da cidade. Foram registradas ocorrências nas avenidas Nove de Julho (Anhangabaú), Carlos Salles Block (Anhangabaú) e Prefeito Luiz Latorre (Vila das Hortênsias), além das ruas Luiz Carlos Lopes Crizol (Santa Clara), Bela Vista (Bela Vista), Antonio Zandona (Jardim Pacaembu), Augusto Saccomani (Jardim Torres de São José) e Várzea Paulista (Torres de São José).

Ação integrada garantiu rapidez e segurança

A operação contou com a atuação conjunta da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), Defesa Civil de Jundiaí e Guarda Ambiental, responsáveis pela remoção técnica e segura das árvores. A Secretaria de Mobilidade e Transporte (SMMT) também foi acionada para sinalizar o trânsito e interditar vias que ficaram temporariamente bloqueadas.

A SMISP seguiu com os trabalhos no domingo (28) para finalizar a limpeza de galhos e resíduos nas áreas afetadas. Já a CPFL manteve equipes em campo para atender pontos com queda no fornecimento de energia elétrica.

Autoridades destacam atuação conjunta

“Desde as primeiras horas após as chuvas, nossas equipes atuaram na retirada de árvores e na limpeza das vias, em uma união de esforços para garantir mais conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados à população”, afirmou o secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jefferson Coimbra.

A secretária de Mobilidade e Transporte, Ana Paula de Almeida, ressaltou que “a atuação integrada permitiu a rápida sinalização e liberação das vias, minimizando impactos no trânsito e assegurando a mobilidade e a segurança dos munícipes”.

Já o coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, destacou a importância do trabalho conjunto neste período do ano. “Seguimos monitorando as áreas afetadas e trabalhando em parceria com as demais secretarias para proteger a população e garantir respostas rápidas diante de eventos climáticos.”

Temporada de chuvas exige atenção

Apesar de a chuva do último sábado ter sido de curta duração, o volume foi significativo. Segundo balanço da Defesa Civil de Jundiaí, os maiores acumulados foram registrados no Rio de Jundiaí (22 mm), Jardim Tamoio (18 mm), Fazenda Grande (12 mm), Bairro da Roseira (7 mm) e Jardim Santa Gertrudes (1 mm).

Com as altas temperaturas típicas do verão, áreas de instabilidade seguem se formando em Jundiaí e em todo o interior paulista, favorecendo novas pancadas de chuva fortes nos próximos dias, que podem vir acompanhadas de raios, ventos intensos e granizo.

Canais de atendimento

Moradores que identificarem árvores caídas ou precisarem de orientações podem entrar em contato pelos telefones 156(Prefeitura de Jundiaí) ou 199 (Defesa Civil).