
O primeiro fim de semana de novembro começou com tempo instável e alerta máximo da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Há risco de temporais, ventos intensos e queda de granizo em pontos isolados das regiões centro, norte e oeste do estado até a manhã de segunda-feira (3).
Segundo o órgão, o domingo (2) já começou com registro de chuva em diversas áreas do interior. Até as 11h, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) havia enviado 41 alertas de chuva e ventos por SMS (número 40199) para diferentes municípios paulistas. Nas últimas seis horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em:
- Araraquara: 61 mm
- Bauru: 39 mm
- São Carlos: 37 mm
A Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite se abrigar sob árvores durante as chuvas e não estacione veículos próximos a placas, torres ou redes elétricas. Também recomenda atenção redobrada em áreas suscetíveis a deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, especialmente em regiões de risco.
Em caso de emergência, os números de contato são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Para receber os alertas meteorológicos diretamente no celular, basta enviar uma mensagem de texto para 40199 informando o CEP da localidade de interesse.
Chuva forte também atinge Jundiaí neste domingo
De acordo com o Climatempo, Jundiaí terá um domingo (2) chuvoso, com previsão de chuva forte e trovoadas à noite. As temperaturas variam entre 18°C e 22°C, mantendo o clima mais ameno.
A média histórica de chuva para novembro em Jundiaí é de 156 mm, segundo dados de 30 anos da reanálise ERA5. Com o volume de chuva previsto para este início de mês, há possibilidade de que a média mensal seja atingida mais cedo do que o normal.