
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) oferece aos usuários dos ônibus de Jundiaí um setor de ‘Achados e Perdidos’, que funciona desde julho de 2017, no Terminal Vila Arens.
O espaço recebe documentos, cartões bancários, vale-transporte, óculos escuro e de grau, celulares e outros itens esquecidos nos 310 veículos que rodam pela cidade todos os dias ou nos sete terminais urbanos.
De acordo com a UGMT, muitos dos cidadãos não sabem do serviço, que em 2019 vem registrando uma média diária de oito artigos localizados e cadastrados. Metade deles é devolvida ao dono e três acabam descartados ou doados.
A munícipe Cida Barbosa Leite Figueiredo, que reside no Nova Cidade Jardim II, sabia sobre o ‘Achados e Perdidos’, mas pensava que os produtos encontrados fossem repassados do Terminal Vila Arens aos demais terminais de Jundiaí, justamente ao contrário do que acontece.
“Eu nunca precisei dele, mas o serviço é bem bacana. Quem perde documentos, por exemplo, gastará menos tempo e dinheiro para vir para a Vila Arens checar se seu RG ou carteira profissional está na central, se comparado ao gasto que teria para tirar a segunda via no Poupatempo”, destacou Cida.
De janeiro até metade de outubro deste ano, foram cadastrados 2.242 produtos no Achados e Perdidos, 1.052 acabaram entregues a seus donos e outros 925 encaminhados para descarte e adoção.
Atualmente, estão arquivados 274 artigos, número que chegou a 400 em setembro de 2019 e 318 em agosto. Tudo que chega à central do serviço é recebido e cadastrado, permanecendo disponível para retirada por 30 dias.
Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), 56,2% dos itens recolhidos de ônibus e terminais e cadastrados na central do serviço, no Terminal Vila Arens, são documentos pessoais. Outros 42,2% são cartões bancários. Entre os artigos “diferentes” achados e registrados, estão bengalas e muletas, que foram doadas a instituições.
“Este é mais um serviço que prestamos aos usuários do transporte público da cidade, seguindo as diretrizes do programa “Mobilidade Total”, da Prefeitura de Jundiaí, que inclui a revisão das 87 linhas do transporte coletivo e a colocação de GPS e câmeras de monitoramento em 100% dos ônibus”, destaca a diretora da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.
Orientações
Há algumas orientações para a retirada do produto achado ou perdido da central instalada na Vila Arens. No caso de documentos pessoais, o titular deverá apresentar um documento com foto, boletim de ocorrência e a citação verbal do documento.
Com relação a objetos eletrônicos (celulares, tablets ou notebooks) será necessário o desbloqueio da senha do equipamento e, para outros pertences, a comprovação ocorrerá pela descrição dos artigos.
O atendimento no Terminal Vila Arens funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações do Achados e Perdidos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4587-8832.