Time de Handebol de Jundiaí está abrindo oportunidades na vida de adolescentes

Que o esporte abre diversas possibilidades e portas para os jovens em todos os aspectos, todo mundo já sabe, mas que além disso faz com que quem pratica esporte em equipe crie novos laços e uma amizade grande, além da importância em crescer dentro do esporte e da relevância de cuidar da saúde.

Por esse motivo, neste sábado (19), é comemorado o Dia do Esportista e o Tribuna de Jundiaí decidiu contar a história de duas meninas que fazem parte do time de Handebol, da Unidade de Gestão de Esportes e Lazer de Jundiaí.

E a equipe já passou por diversos campeonatos, mais recentemente, com muito esforço e dedicação, as meninas conseguiram a medalha de prata na disputa da 19ª  Copa de Handebol do Estado de São Paulo.

Heloísa Ribeiro fez parte do time na disputa da medalha de prata, sendo a artilheira do campeonato com 29 gols, conta que conhece a modalidade desde os 10 anos, por meio de núcleos realizados na escola, que fica no bairro do Rio Acima. Depois de participar desses núcleos e conhecer a treinadora Dafne Hardt, Heloísa foi convidada pela treinadora a treinar com equipe no Romão de Souza. “E eu fui, foi a partir daí que comecei a jogar campeonatos como LHESP (Liga de Handebol do Estado de São Paulo) 1 ano depois dei início ao campeonato FPHB(Federação Paulista de Handebol)”, contou a atleta.

A artilheira do time relatou que quando começou na modalidade quando não gostava muito, porque apitavam diversas faltas dela. “Mas com o tempo passei a pegar um amor incondicional por esse esporte, via as meninas jogando na TV e os olhos brilhavam querendo ser elas, querendo estar onde elas estavam, vendo o Brasil inteiro admirando as jogadoras e a vontade de ser igual era imensa.”

Heloisa, artilheira do time no último campeonato (foto: divulgação)

[tdj-leia-tambem]

Além de todos os treinos, competições a atleta conta como foi desafiador conciliar os treinos com a volta às aulas presenciais. “Tive que dar uma atenção maior para a escola para que não ficasse pra trás em nenhuma das matérias e para a tarde ter meu tempo totalmente livre e voltado ao handebol e consegui administrar os dois perfeitamente tendo um bom rendimento na escola e nos treinos”, relatou Heloísa.

Heloísa conta também como é importante o trabalho em equipe e toda a comissão técnica do time. “A comissão técnica porque minha equipe tem um preparo físico excelente e nos ensina a lidarmos com pessoas de diferentes personalidades porque time bom é um time conectado. Nos auxilia na formação pessoal tanto dentro como fora das quadras, para sermos pessoas e atletas melhores no futuro”.

Dentro da equipe de Jundiaí a atleta comenta qual o seu objetivo e uma partida que foi importante pra ela. “É ganhar o ouro da série prata na competição da FPHB( Federação Paulista de Handebol). E meu objetivo dentro do esporte é o mesmo desde os 11 anos ser profissional e representar o Brasil nos campeonatos mundiais e fazer com que o handebol seja um esporte mais reconhecido.”

“Um jogo marcante pra mim foi o jogo contra Unip- São Bernardo neste ano,onde eu fui destaque da partida, o placar foi de 22×21 para Jundiaí, nesse jogo meu rendimento foi de extrema importância para a vitória do meu time”, contou emocionada.