Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Realizado na Escola de Gestão Pública (EGP) de Jundiaí, as secretárias e gestoras das pastas de Assistência Social de Municípios que integram a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) se reuniram nesta terça-feira (30) para tratar sobre os serviços vinculados à população em situação de vulnerabilidade social na região. O encontro contou com a participação da diretora regional da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Campinas, Janete da Silva Lopes.

O grupo já vinha se reunindo com frequência para estas reuniões de alinhamentos, mas este foi o primeiro encontro realizado desde a formalização pelo governo do Estado para a criação da RMJ. Foram temas do encontro o atendimento à população em situação de rua e o enfrentamento à pobreza por conta da pandemia. Para marcar a adesão à campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, tratou-se também do fluxo dos serviços voltados às mulheres vítimas de violência.

[tdj-leia-tambem]

“Agora que integramos uma Região Metropolitana, a proposta destes encontros é discutir os temas de forma conjunta, fazendo um desenho institucional das soluções em nível regional”, explicou a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí, Maria Brant.

Janete elogiou a iniciativa das representantes dos Municípios. “Com este encontro, queremos lançar um movimento de articulação de políticas públicas que atendam, em nível regional, as demandas da população vulnerável. A ideia é pensar o cidadão numa perspectiva regional, pois acreditamos neste empoderamento coletivo dos Municípios, para que pensem de forma conjunta. Nós da DRADS já temos expertise nesta caminhada e quisemos compartilhá-la com a RMJ, que lança este novo movimento de integração”.