
Além de saudável e muito divertido, patinação é uma prática que pode criar uma comunidade muito interessante! A prova disso é o Projeto Patinando Jundiaí, criado em dezembro de 2022.
De acordo com Pamela Debiasio, uma das integrantes, a ideia de criar o grupo surgiu da vontade de unir famílias e amigos para uma atividade diferente. “O projeto Patinando Jundiaí nasceu da necessidade de patinar com nossas famílias em segurança com um mínimo de estrutura, banheiros, água, local adequado e segurança”.
Assim, desde dezembro de 2022, o Patinando se reúne duas vezes por semana na quadra da EMEB Adelino Brandão. Atualmente, há cerca de 200 pessoas cadastradas no grupo, com uma média de participação de 60 pessoas por encontro. Segundo Pamela, as pessoas que participam do Patinando Jundiaí são de diversos bairros de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e outras cidades da região, com idades entre 02 e 62 anos.
Todos os organizadores do Patinando Jundiaí são voluntários e a participação é gratuita. O projeto contou com doações de patins, ainda que, por enquanto, são poucos pares. “Nós nos voluntariamos para ajudar pessoas que desejam aprender a patinar ou evoluir na prática. E estamos a cada dia contagiando mais e mais pessoas.
Atualmente, o grupo está em contato com a Prefeitura de Jundiaí, para acessarem Centros Esportivos da cidade.” A cada terça feira, vemos e sentimos nas pessoas que participam conosco que a quadra da Emeb está pequena. Apesar de um teto sob nossas cabeças, a chuva ainda nos alcança e nos impede de continuar com nossa missão”.
Patinando no Expressa
Em janeiro de 2023, o Patinando Jundiaí realizou seu primeiro evento de patinação fora da quadra da Emeb. O “Patinando no Expressa” aconteceu no espaço de exposições do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O grupo recebeu mais de 230 inscrições em dois dias, que tiveram que ser reduzidas para o limite de capacidade do local, de 180 participantes.
“Para este evento, contamos com apoio de lojas de patins e equipamentos esportivos com brindes para os participantes”, compartilha Pamela. Além disso, o encontro contou com a presença de atletas importantes de modalidades da patinação. “Também arrecadamos mais de 50 quilos de alimentos, que foram doados para o SOS Serviço de Obras Sociais”.

“Com o evento, percebemos que nossa missão de levar a patinação para todos precisava de um impulso. Fomos conhecer projetos em outras cidades e iniciamos uma campanha de arrecadação de patins e equipamentos de segurança usados para que a gente possa realizar empréstimos para quem não tem patins, mas quer experimentar ou aprender a andar.”
Para ajudar, saber mais, participar e acompanhar o grupo, siga o Projeto Patinando Jundiaí no Instagram, através do @patinandojundiai.
Patinando no Maxi
A partir do dia 2 de julho, o Maxi Shopping abre espaço para o Projeto Patinando Jundiaí. A parceria convida as pessoas de todas as idades, que patinam ou que querem aprender a patinar, a fazer parte desse movimento.
Todos os domingos, das 10h às 13h, o pessoal do “Patinando Jundiaí” estará no Estacionamento G3 Leste do Maxi Shoping. O objetivo é que famílias e amigos desfrutem da experiência de praticar esse esporte em um local seguro e agradável.