Transportadores Escolares de Jundiaí em capacitação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma ação conjunta entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), de Educação (UGE) e de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou um treinamento com transportadores escolares de Jundiaí. A capacitação é voltado ao tema Cidade das Crianças e ao atendimento às crianças da rede municipal de ensino.

A ação aconteceu na Universidade Paulista (UNIP) e contou diferentes palestras e apresentações. Participaram cerca de 200 condutores, que posteriormente receberão um Selo certificando a participação. Além disso, o encontro faz parte dos preparativos para o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. O evento internacional de infância acontece entre 18 e 24 de março em Jundiaí e irá divulgar e discutir políticas da primeira infância.

[tdj-leia-tambem]

Jundiaí: Cidade das Crianças

O diretor de Transporte da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Leslie Litano Tealdi, afirma que o treinamento é importante para aperfeiçoar as ações que promovem a convivência saudável entre crianças e seus cuidadores, um dos principais propósitos do projeto Jundiaí, Cidade das Crianças, inclusive, com o curso de primeiros socorros, para atuação rápida em caso de eventual necessidade.

“Estender essa troca de experiências entre profissionais é uma das prioridades da gestão municipal, promovendo o cuidado e o desenvolvimento das crianças, em todos os meios em que elas convivem. No caso dos transportadores escolares, que estão diariamente com os alunos, também é mais um reforço para a segurança no trânsito”, aponta.

O objetivo da capacitação foi o de compartilhar as concepções sobre as infâncias com os condutores de transportes escolares, ampliando seus olhares para as crianças e, principalmente, gerando mudanças de comportamento no atendimento que realizam. Durante o encontro, os profissionais foram informados sobre os diversos projetos e políticas públicas que tornam Jundiaí referência como Cidade das Crianças, sendo o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.