
Gonzaga é pai dos irmãos Grigoletto, que fazem sucesso no BMX e já levaram o nome de Jundiaí para diversos pódios importantes da modalidade. Mas como é ser pai de três talentos esportivos como Luca, Lara e Isa Grigoletto? Ele conta ao Tribuna de Jundiaí:
“É um orgulho enorme poder estar perto deles e acompanhar o crescimento que o esporte proporciona. Um crescimento pessoal que reflete em todas as áreas da vida. Vejo isso claramente com as meninas, que estão se formando na faculdade e entrando no mercado de trabalho com uma postura de comprometimento e dedicação fora do comum. E no caso do Luca, que está se tornando um atleta profissional e já foi convocado para integrar a Seleção Brasileira. Se eu pudesse resumir tudo em uma palavra, seria: ‘ORGULHO’”.
Dinâmica familiar e momentos marcantes
A rotina da família mudou para acompanhar o sonho e o desenvolvimento dos filhos. “Muita coisa mudou — e não apenas na nossa casa, mas em toda a família. Todos passaram a acompanhar o esporte e, com isso, fazemos muitas viagens juntos para estarmos em família durante as competições. Além disso, há os compromissos diários como treinos em outras cidades, academia, nutricionista, manutenção das bikes… e tudo isso sem deixar os estudos de lado”.
Entre os momentos mais emocionantes para Gonzaga está a primeira participação no Campeonato Mundial, na França, em 2022.
“O Luca enfrentou mais de 120 atletas e chegou à final entre os 8 melhores — foi emocionante! Outros momentos marcantes foram os retornos após lesões, quando eles voltavam às pistas para competir. Emoção pura”.
Papel de incentivador e lições do esporte
Além de pai, Gonzaga também se vê como incentivador e parceiro dos filhos. “Somos um pouco de tudo: paitrocinador, mecânico, cozinheiro, amigo… Nossa família é muito unida em torno do esporte, e minha esposa tem um papel fundamental nessa trajetória. Sem ela, nada disso seria possível”.
Ele confessa que o frio na barriga nunca passa:
“(Risos) Às vezes parece que só com remédio de pressão! Brincadeiras à parte, não é fácil. A cada largada, o coração quase sai do peito. Em segundos, tudo pode acontecer — uma vitória, uma queda, uma derrota… Mas o mais importante é estarmos com eles, apoiando sempre”.
Para Gonzaga, o esporte foi determinante no desenvolvimento dos filhos: “O esporte é essencial na formação de qualquer pessoa. Ele traz disciplina, respeito, força de vontade e, acima de tudo, resiliência. Porque uma carreira não é feita só de vitórias — o atleta precisa aprender a lidar com derrotas, frustrações, desafios e lesões. Nunca é fácil, mas quando a evolução chega, é extremamente gratificante”.
Recado para outros pais
Aos pais que estão começando a acompanhar os filhos no esporte, Gonzaga deixa um conselho:
“Aproveitem essa fase. Estejam presentes, curtam cada momento e valorizem a diversão acima de tudo. A meta não deve ser o pódio, mas sim um fim de semana de competição cheio de alegria, família e amigos. Seu filho não é um atleta mirim profissional — ele é uma criança que deve se divertir com os amigos através do esporte!”.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		