
Mesmo com a pandemia causada pela Covid19, é necessário que a população fique atenta em doenças altamente transmissíveis, como é o caso da Tuberculose. Hoje, 24 de março, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, por isso, ações em toda rede municipal de saúde foram intensificadas neste mês, em virtude da data. O objetivo é diagnosticar a doença com agilidade.
A doença afeta principalmente os pulmões e os sintomas apresentados são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e rouquidão.
Moradores que Jundiaí que tiverem suspeita de tuberculose podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para fazer o exame de escarro, que é gratuito e não é necessário encaminhamento médico. Se o diagnóstico apresentar a doença, o tratamento é realizado, gratuitamente, na rede municipal de saúde, com duração mínima de seis meses.
Segundo dados disponibilizados pela Prefeitura de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informou que, em 2020, foram registrados 77 casos de tuberculose no município. No Brasil, o país registrou 66.819 casos em 2020. Somente em 2019, no país, foram notificados cerca de 4,5 mil óbitos causados pela doença, de acordo com Boletim Epidemiológico apresentado Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde e Governo Federal.
A Prefeitura ressalta que casos mais complexos podem ser atendidos pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas, que fica localizado na Rua Conde de Monsanto, 480,no Centro de Jundiaí.
Transmissão
A doença pode ser transmitida por vias respiratórias, através de tosse, fala ou espirros de uma pessoa com tuberculose ativa, que não está em tratamento para qualquer indivíduo.
Curiosidades
A tuberculose também é conhecida como bacilo de Koch, em decorrência da descoberta da bactéria pelo médico alemão Heinrich Hermann Robert Koch.
A data comemorada hoje foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos de descobrimento da bactéria causadora da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882.