Espaço Expressa em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Empresários de Jundiaí, Bragança Paulista e Cajamar já podem se inscrever no novo programa de turismo de experiência promovido pelo Sebrae-SP. A iniciativa, voltada para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), tem como objetivo promover vivências autênticas que fortaleçam o vínculo dos visitantes com os empreendimentos locais, além de impulsionar o desenvolvimento regional.

O programa, que terá início no dia 29 de julho, está com inscrições abertas por meio do link https://forms.cloud.microsoft/r/Sgcd8Dkvsx. Também é possível obter mais informações via WhatsApp pelo número (12) 99771-2909.

Quem pode participar?

A proposta contempla uma ampla gama de setores:

  • Agências de turismo
  • Propriedades rurais
  • Hotéis
  • Empresas de eventos e transportes
  • Padarias e estabelecimentos de alimentação
  • Comércios diferenciados e outras empresas ligadas ao setor turístico

A consultora de negócios do Sebrae-SP e gestora do projeto, Erika Miguel, reforça a importância da conexão entre turistas e a identidade local:

“O turismo de experiência permite que as pessoas vivenciem momentos que gerem aprendizados e memórias duradouras.”

Tendência em crescimento

Segundo o estudo De Olho no Turismo de Experiência, realizado pelo polo Sebrae de Turismo no Espírito Santo, 49% dos viajantes da Europa e Estados Unidos preferem experiências personalizadas ou para pequenos grupos — e estão dispostos a pagar por isso.

Além disso, a pesquisa aponta que:

  • 77% da Geração X usa o Instagram para descobrir experiências turísticas.
  • 41% da Geração Z utiliza o TikTok para o mesmo fim.

Esses dados refletem mudanças no comportamento do consumidor, que busca viagens mais significativas, ligadas ao bem-estar e ao contato com a cultura local.

Benefícios para os participantes

Erika destaca que a iniciativa pode transformar a relação dos negócios locais com o turismo, gerando benefícios como:

  • Aumento no faturamento
  • Fortalecimento da identidade do negócio
  • Interação com o destino e o trade turístico
  • Valorização da cadeia regional do turismo
  • Participação em feiras e eventos promovidos pelo Sebrae-SP

“Nossa região turística é muito rica e temos as ferramentas para fazer com que ela seja ainda mais valorizada. Ao oferecer experiências mais significativas, o destino começa a se preparar para se tornar um Destino Turístico Inteligente”, afirma Erika.

Estrutura do programa

O projeto será dividido em três fases, com início da primeira etapa no dia 29 de julho. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

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