
O crescimento da turismo rural em Jundiaí colabora, não só para o visitante, mas também para o jundiaiense, que tem a possibilidade de consumir frutas, verduras e legumes frescos nas feiras, varejões noturnos ou diretamente nos sítios e chácaras espelhados pelos bairros do município. Esta experiência – do turista e da população local – vem sendo impulsionada por incentivos e políticas da Prefeitura de Jundiaí em parceria com os agricultores e tem dado resultado.
“Jundiaí está ganhando espaço para o turismo rural, pelas ações de incentivo que a Prefeitura tem feito. A cidade recebeu até selo de melhor destino turístico rural”, comemora Gustavo Leme da Sila, agricultor e produtor de vinhos do bairro do Castanho. “Agora, a meta é ampliar a produção de uvas para 35 toneladas, que renderão 35 mil garrafas de vinho”, detalha.
O prefeito Luiz Fernando Machado lista os itens que promovem essa potencialização. “Gerar oportunidades de renda agregada faz parte das ações do governo que conseguimos implementar, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a isenção da taxa de Microempreendedor Individual (MEI) para os feirantes e criamos, por meio do Código de Obras, a possibilidade de legalização das atividades de produção artesanal de vinhos, geleias, pães e outros artigos que agregam valor ao orçamento e diversificam o turismo rural da cidade”, explica.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, os três anos de gestão foram de adequações técnicas para melhor atender demandas dos feirantes, oferecer capacitações para produtores além de criar dispositivos que promovam a geração de renda. “O retorno dos produtores acontece com investimentos nas plantações, com o incremento na produção, no interesse por ampliar e diversificar os produtos já feitos tradicionalmente e na venda direta ao consumidor, que resulta em ganho direto tanto para quem produz e vende quanto para quem compra, garantindo um produto fresco e de qualidade na mesa da família”, afirma.
O valor de subvenção do seguro agrícola para os produtores custeado pela Prefeitura de Jundiaí – que passou de R$ 300 mil para R$ 450 mil em 2020 -, a ampliação de 10% nos pontos de vendas ‘Produtor na Praça’ e a oferta de capacitação para feirantes sobre higiene e manipulação de alimentos, que terá nova edição em fevereiro, com duração de 80 horas e realização em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Funss) e Centro Paula Souza são também, mais políticas de fomento.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		