Laço rosa
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como parte das ações do Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, as UBSs Central e Morada das Vinhas estarão abertas neste sábado (11), das 9h às 14h, para a realização gratuita do exame de Papanicolau em pacientes previamente agendadas.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, e se repete aos sábados ao longo do mês em diferentes unidades da cidade.

Importância da prevenção

O Papanicolau é um exame ginecológico essencial para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero, permitindo o tratamento antes que evoluam para câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é o segundo mais incidente e fatal entre as mulheres brasileiras.

O teste é recomendado anualmente para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham tido atividade sexual.

“A saúde preventiva é a nossa maior aliada. Quando a doença é descoberta cedo, as chances de cura são altíssimas e os tratamentos, menos agressivos”, destaca a secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci.

Próximas datas e exames disponíveis

No dia 18, o atendimento será realizado nas UBSs Rui Barbosa e Clínica da Família Ponte São João. Já no dia 25, será a vez das UBSs Maringá e Jardim do Lago.
Além do Papanicolau, as unidades também oferecerão testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sem necessidade de agendamento.

Cuidado das mamas

Durante todos os sábados de outubro, também será possível agendar a mamografia diretamente na UBS ou Clínica da Família de referência.

“A mamografia é o exame mais eficaz para identificar o câncer de mama em seus estágios iniciais, muito antes de qualquer nódulo ser perceptível ao toque”,
reforça Márcia Facci.

O exame é indicado para:

  • Mulheres de 40 a 49 anos que não o tenham feito no último ano;
  • Mulheres de 50 a 74 anos que realizaram o exame há mais de dois anos;
  • Acima de 74 anos, conforme avaliação médica individual.

Caso os dois últimos exames tenham apresentado resultados normais, a mamografia pode ser repetida a cada três anos.

Ações nos terminais urbanos

Até o dia 22 de outubro, os terminais de ônibus de Jundiaí também serão pontos de cuidado e conscientização.

Das 16h às 20h, haverá orientações sobre saúde feminina, aferição de pressão arterial e vacinação contra HPVpara a população entre 9 e 19 anos.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]