
Esta semana, após passar por obras de melhorias, a Nova UBS Corrupira volta a atender a população de cerca de 9 mil pessoas na região. “Investir em Atenção Básica é promover a Saúde para a população. Desde o início da nossa gestão realizamos investimentos precisos para a ampliação e qualificação do serviço prestado”, comenta o prefeito Luiz Fernando.
Ao todo, o prédio, construído em 1989, recebeu o investimento de R$ 397 mil para passar pelas reformas. De acordo com o anúncio da Prefeitura de Jundiaí, a UBS recebeu uma nova recepção, guichê de atendimento da farmácia, instalação de gradil e portão, piso em concreto e podotátil. Além disso, a equipe realizou revisão do telhado, troca de esquadrias e revestimentos, pintura de todo o prédio e revisão elétrica.
Assim, o espaço agora conta com ambiência e acessibilidade. Também iniciaram no local os programas “Posso Ajudar” e “Guardião da Saúde”, que humaniza e qualifica os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde.
“A humanização e a ambiência fazem parte do atendimento em Saúde. Os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardiões de Saúde’ fazem parte do equipamento em Saúde”, salienta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Primeiras intervenções
Em 2018, a UBS Corrupira passou pela primeira etapa de reforma. Na ocasião, construíram um banheiro acessível e ampliaram a cobertura externa. Além disso, a Prefeitura de Jundiaí implantou a Unidade de Apolo. Essa extensão, localizada na Rua Pascoal Bortolo, realiza atendimentos odontológicos, multidisciplinares e atividades coletivas.
“Com a reforma do prédio e a implantação do conceito Nova UBS o atendimento humanizado e resolutivo chega a mais um bairro da cidade”, complementa o prefeito.
O conceito de Nova UBS já foi aplicado em outros bairros de Jundiaí, como o Tulipas, Maringá, Jardim do Lago, Jundiaí Mirim e Traviú. Ainda assim, outras unidades passam por reformas e ampliação na cidade, como as UBSs do Retiro, Jardim São Camilo, Santa Gertrudes e Agapeama/Vila Esperança.