Idosos praticando atividades físicas.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jundiaí Mirim tem se destacado com o Grupo de Dor Crônica, iniciativa que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos. Os encontros, realizados semanalmente, reúnem homens e mulheres de diferentes idades que buscam retomar a capacidade de realizar atividades simples do cotidiano.

Segundo a gerente da UBS, Ana Isabel Salgado Rivière, o grupo atua diretamente na redução dos danos provocados pelo enfraquecimento muscular, especialmente decorrente de doenças crônicas e do avanço da idade. “Esse trabalho possibilita, juntamente com a melhoria nas dores, a diminuição do risco de quedas e a prevenção e a promoção da saúde. Muitos voltam a fazer atividades simples que há tempos não faziam, obtendo bem-estar”, destacou.

[tdj-leia-tambem]

De três participantes para um grupo com cerca de 20 pessoas

O grupo começou de forma tímida, com apenas três participantes. Hoje, já reúne uma média de 20 pacientes por semana, a maioria com queixas relacionadas a dores na coluna e nos joelhos. O ingresso no grupo é feito por encaminhamento da própria equipe de saúde da unidade.

A fisioterapeuta Lunia Duarte, integrante da equipe multiprofissional da região, explica a abordagem adotada. “A cada encontro, fazemos exercícios voltados para o fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, no grupo, possibilitamos a socialização. Muitos pacientes moram sozinhos e somente saem de casa para ir ao supermercado, por exemplo. Na atividade, eles conversam, se divertem e, assim, evitam a depressão e as demais questões relacionadas ao isolamento social”, enfatizou.

Relatos que comprovam os benefícios

Os resultados positivos são percebidos e relatados pelos próprios participantes. A aposentada Sônia Manzzini, que convive com dores no joelho, afirma que tem sentido os benefícios dos exercícios. “Gosto muito, porque é uma fisioterapia que faço perto da minha casa. Os exercícios passados têm me ajudado bastante, evitando que eu fique atrofiando.”

Outro depoimento vem do auxiliar de produção Luiz Simão. “Devido a uma hérnia, eu fui encaminhado e tem me ajudado, pois eu não abaixava. Agora, consigo fazer coisas que não fazia”, relatou.

Rede de cuidados com foco na prevenção

Além do Grupo de Dor Crônica, a rede municipal de saúde de Jundiaí oferece diversos outros grupos terapêuticos nas UBSs e Clínicas da Família. São iniciativas voltadas para áreas como fisioterapia, obesidade, qualidade de vida, meditação, auriculoterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros — todos com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

Para participar, basta procurar a unidade de referência mais próxima e se informar sobre a programação disponível.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4