
O prefeito Gustavo Martinelli visitou nesta sexta-feira (16) as obras da primeira etapa de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio, em Jundiaí. Com investimento de mais de R$ 6,5 milhões, a obra vai mais do que dobrar a área da unidade. Assim, apliará em 122% o espaço disponível e permitindo a duplicação da capacidade de atendimento à população.
Estrutura ampliada e mais serviços à comunidade
A UBS passará dos atuais 507,53 m² para 1.128 m² de área construída. A nova estrutura contará com 16 consultórios, incluindo três odontológicos e um de reabilitação, farmácia, duas salas de vacinação, seis salas de acolhimento, além de ambientes específicos para medicação, curativos, inalação, atividades coletivas e multiuso.
Outro destaque da nova configuração é a inclusão de espaço para emergência e observação, além de uma área exclusiva para orientação à amamentação — novidade entre as unidades da rede municipal.

População em crescimento exige melhorias na UBS Tamoio, em Jundiaí
Segundo o prefeito Gustavo Martinelli, a reforma é estratégica para acompanhar o crescimento da região do Tamoio, que atualmente conta com cerca de 37,5 mil usuários cadastrados e 15,6 mil ativos na unidade.
“Com planejamento eficiente, iniciamos o projeto de modernização e de ampliação da rede de Atenção Básica de Jundiaí. A região do Tamoio, nos últimos anos, teve um grande crescimento populacional. Atualmente, a UBS está com cerca de 37,5 mil usuários cadastrados e 15,6 mil ativos. Essa obra é fundamental para atender de maneira mais qualificada essa população”, destacou o chefe do Executivo.

Novas possibilidades de cuidado e promoção da saúde
A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, também reforçou o impacto positivo da obra da UBS Tamoio, em Jundiaí. “O impacto será grande. Juntamente com o conforto, a ampliação possibilita a realização de mais iniciativas voltadas para o cuidado e para a promoção da saúde de toda a comunidade. Hoje, já são desenvolvidos importantes grupos no local e novos poderão ser adicionados. Além disso, as equipes também terão melhores condições de trabalho, o que é uma preocupação para a gestão”, complementou.
[tdj-leia-tambem]
Atendimento continuará durante a obra
Durante o período da obra, os atendimentos à população seguirão normalmente. As obras interditaram apenas o espaço de estacionamento temporariamente, para viabilizar a preparação do terreno e execução das fundações e estruturas. A previsão de conclusão é abril de 2026.