Tempestade em Jundiaí. (Foto: Eliane Giner Roselis)
Tempestade em Jundiaí. (Foto: Eliane Giner Roselis)

Nesta última semana de 2020, o tempo quente e úmido e a presença de um cavado nos níveis médios da atmosfera irá favorecer a formação frequente de áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo, incluindo a região de Jundiaí.

Especialmente durante as tarde e noites, há condições para pancadas de chuva, com alto risco de temporais. E, na véspera de Ano Novo (31), terá a chegada de uma nova frente fria. As temperaturas devem cair no primeiro dia do ano e a temperatura em Jundiaí no dia 1º será entre 19º e 26º.

Portanto, até o fim do ano, a Climatempo alerta para a ocorrência de fortes pancadas de chuva, que acumulam volumes elevados em curto período, raios, granizo e fortes rajadas de vento. A ocorrência de tempo severo pode ocasionar em alagamentos/enchentes, deslizamentos de terra, destelhamento de imóveis e queda de árvores e postes.

Até o dia 1º de janeiro de 2021, os maiores acumulados de chuva (que variam de 70 a 150 mm), são esperados para a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, a região de Campinas e Jundiaí, além do noroeste e o centro-norte do estado.

O volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro, considerando a média dos últimos 8 anos, é de 279 mm.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.