Unace - reunião.
Reunião do Unace+ destaca a trajetória de resiliência e sucesso e da Refrigeração Fabrício (Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí)

A história da Refrigeração Fabrício é um exemplo inspirador de perseverança e visão empreendedora. Fundada em 1984 por Onorato Fabrício Neto, a empresa começou com uma pequena loja na Rua Cândido Rodrigues, no Centro de Jundiaí (SP).

Inicialmente focada na venda de equipamentos como balcões, balanças e cortadores de frios, Onorato, aos 45 anos, enfrentou o desafio de iniciar um novo negócio em uma fase da vida em que muitos já considerariam uma nova empreitada como um risco alto, mas sua visão estratégica e determinação foram os pilares para o sucesso.

Desafios iniciais e importância do networking

Durante uma reunião com empreendedores dos grupos de negócios Avante, Auge e Prima, do Unace, Orlando Fabrício, vice-presidente da ACE Jundiaí e sócio da empresa, compartilhou com os presentes as dificuldades que a empresa enfrentou nos primeiros anos.

“A resiliência do meu pai foi fundamental para atravessar esse período difícil”, contou Orlando. Naquela época, o fluxo de clientes era baixo e a divulgação acontecia apenas por meio do boca a boca, mas a prática do networking, ainda sem esse nome, foi essencial para os primeiros passos. “Meu pai buscava referências, ouvia outras pessoas do ramo e entendia a importância das conexões”, completou o sócio da empresa.

Orlando também destacou a importância do networking para o crescimento dos negócios e orientou outros empreendedores a serem pacientes, já que os resultados não são imediatos. “O grupo de networking é uma escadinha. Você vai mostrando seu serviço, suas qualidades e as pessoas começam a vender sua ideia ou produto. Para uma pessoa te indicar, ela precisa ter confiança em você, e este relacionamento é construído com o tempo”, explicou Orlando, ressaltando a importância de construir relações sólidas e confiáveis.

Crescimento e inovações com a nova geração

Com o crescimento dos negócios, em 1999 foi inaugurada a Fabrício Utensílios. Atualmente as duas lojas são administradas pelos três filhos de Onorato e por outros membros da família, como seus netos Ângelo e Matheus. “Temos que inovar sempre. Hoje investimos até mesmo em Inteligência Artificial para melhorar nossos processos”, afirmou Orlando.

A nova geração trouxe mudanças significativas, como a reformulação da disposição da loja e a atualização da identidade visual da fachada, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a modernização.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Oportunidade para empreendedores conhecerem os grupos de negócios da ACE Jundiaí

Ao final da reunião do Unace+, os participantes tiveram a chance de fazer perguntas a Orlando e apresentar seus produtos e serviços durante o momento do pitch. Para saber mais sobre os grupos de negócios da ACE Jundiaí, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 96387-6099.

[tdj-leia-tambem]