
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte instalou um painel para que os usuários possam acompanhar o tempo estimado de espera pelo atendimento médico. De acordo com a gestão municipal, a unidade de pronto atendimento recebe, em média, 16 mil pessoas por mês.
“Esse sistema é utilizado em grandes hospitais para mostrar, aos pacientes, o fluxo de atendimento diário com a estimativa de tempo de espera, seguindo a classificação do Protocolo de Manchester”, explica o gerente da UPA, Fabrício Alves Segura. O painel atualiza os dados de atendimento a cada três minutos.
Segundo o protocolo, após a triagem na enfermagem, o usuário tem a ordem de atendimento médico definida por cinco cores. A vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves, por exemplo. A medida internacional garante que as pessoas em estados mais críticos recebam acolhidas primeiro, evitando agravamento do quadro de saúde.
“O painel é uma ferramenta importante que aumenta a humanização no cuidado em saúde ofertado pela UPA Novo Horizonte. Além disso, garante transparência e segurança para a equipe e para o paciente, que consegue acompanhar a ordem de seu atendimento. Em Jundiaí, a saúde é prioridade e novas tecnologias são introduzidas nos serviços, visando qualificação e resolutividade”, ressalta a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dra. Dayane Martins.
Ferramenta aprovada
Na última quarta-feira (19), ao chegar para atendimento, o pizzaiolo Valdir Borges de Carvalho se deparou com a novidade e aprovou. “Moro no Almerinda Chaves e já passei três vezes por atendimento na UPA. Ficou melhor com esse painel, pois dá para termos uma noção do tempo de aguardo. Está tudo explicado certinho. Quando alguém está com a bolinha vermelha e é chamado primeiro, sabemos o motivo e entendemos a necessidade de a pessoa passar na nossa frente”, comentou.

Mais tecnologia
A saúde de Jundiaí tem recebido investimentos, desde 2017, tanto para o atendimento de alta complexidade, como paras as assistências de média e baixa complexidades. Junto com a teleinterconsulta – implantada em 2022, com uma média de 600 consultas em seis especialidades por mês -, o Município oferta o telediagnóstico nas Unidades de Atenção Básica, com uma média mensal de 2.360 exames de eletrocardiograma (ECG).
Além disso, segue em andamento a implantação do prontuário eletrônico na rede de Atenção Especializada. A ferramenta já funciona nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família.
[tdj-leia-tambem]