Cachorro tomando vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) já aplicou, em 2025, 1.455 doses da vacina antirrábica em cães e gatos de Jundiaí. O órgão funciona como posto fixo e mantém a aplicação do imunizante durante todo o ano, sempre por meio de agendamento.

Como funciona a vacinação?

De acordo com as diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, a vacinação deve ser agendada pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

O procedimento evita desperdício, já que cada frasco contém 25 doses e só pode ser utilizado em até três dias após a abertura. Assim que o número mínimo de animais é atingido, a VISAM agenda o atendimento e avisa os tutores sobre a data e horário.

Importância da dose anual

A raiva é uma doença viral grave que pode atingir qualquer mamífero e leva ao óbito em quase 100% dos casos. Por isso, a vacinação anual é indispensável.

O coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, reforça a necessidade da imunização.

“Para o homem, a transmissão ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura. Os animais domésticos precisam estar com a vacina em dia, tanto para a proteção deles como dos seres humanos. Em todo o Estado, não é mais efetuada a campanha, que era levada aos bairros. Amparada em análise epidemiológica robusta, a Secretaria Estadual interrompeu essa ação, mas efetua o encaminhamento das doses para aplicação a partir de agendamento. Por isso, em qualquer período do ano, os munícipes podem entrar em contato conosco para solicitar a vacinação de seu cão ou gato”, ressalta.

Monitoramento e prevenção

Programa Municipal de Prevenção da Raiva inclui, além da vacinação, o recolhimento de morcegos mortos ou com comportamento atípico para diagnóstico laboratorial. A análise permite avaliar a circulação do vírus na cidade. Em 2025, já foram identificados cinco morcegos positivos. Em 2024 foram 10 e, em 2023, 17.

Ao longo do ano, a VISAM também realiza ações educativas, orientando a população e profissionais da área da saúde e de clínicas veterinárias sobre práticas preventivas contra a raiva.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]