Caixas de vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta sexta-feira (12), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes, ampliando a proteção contra a bronquiolite, doença que representa um dos maiores riscos respiratórios para bebês.

O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Pfizer, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já no sábado (13), a vacinação também integra a ação de multivacinação que acontece no Espaço Jundiaí Empreendedora (Piso G3 do Maxi Shopping), das 10h às 18h.

A proteção é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e aplicada em dose única, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações. Para receber o imunizante, basta apresentar documento com CPF e o cartão da gestante ou outro documento que comprove a idade gestacional.

Vacina pode ser aplicada junto a outros imunizantes

A tecnologia do imunizante permite que ele seja administrado no mesmo dia que outras vacinas recomendadas na gestação, como influenza, covid-19 e dTpa, sem prejuízo à segurança ou eficácia. A Prefeitura disponibiliza online a relação de UBSs e seus horários para facilitar o acesso das gestantes interessadas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Carolina de Azevedo, reforça o impacto da novidade:

“Quando a gestante recebe a vacina, o organismo passa a produzir anticorpos que são naturalmente repassados ao bebê durante a gravidez. Eles ajudam a proteger a criança nos primeiros meses de vida, fase em que ela está mais vulnerável a formas graves de bronquiolite e pneumonia.”

Alta circulação do VSR reforça importância da imunização

O VSR é atualmente a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês. Somente em 2024, o Estado de São Paulo registrou 6.219 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por VSR. Em 2025, até 3 de dezembro, foram notificados 9.441 casos, sendo mais de 71% em crianças menores de um ano, um alerta importante para a saúde pública.

Na última terça-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde iniciou a distribuição de mais de 134 mil doses para os 645 municípios paulistas. Jundiaí recebeu 1.414 doses nessa primeira remessa, garantindo o início imediato da vacinação.