Homem tomando vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta terça-feira (20), a vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em Jundiaí. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, com aplicação conforme o horário de funcionamento das salas de vacinação.

Para receber o imunizante, basta apresentar um documento com CPF, que é utilizado para o registro no sistema do Ministério da Saúde. No caso das crianças, também é necessário levar a carteirinha de vacinação.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina disponibilizada neste ano contém as cepas do vírus Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), identificadas como as mais prevalentes no Hemisfério Sul em 2025. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante pode prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos relacionados à gripe.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Carolina de Azevedo, enfatiza:

“Este é um período em que o País registra grande circulação de vírus respiratório e, consequentemente, aumento de casos de síndromes gripais. A ampliação de público é importante e convocamos as pessoas a buscarem pelo imunizante, pois é uma proteção para evitar o agravamento dos casos, as internações e as mortes.”

Outro ponto importante é que a vacina contra a gripe pode ser aplicada de forma simultânea com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), inclusive com a da Covid-19.

A Prefeitura de Jundiaí reforça o chamado para que toda a população elegível compareça às unidades de saúde e mantenha a proteção em dia.

Onde se vacinar em Jundiaí?

As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs e Clínicas da Família. Para conferir endereços e horários de atendimento, acesse: https://jundiai.sp.gov.br

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]