Caixas de vacina contra dengue em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta segunda-feira (17), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as internações e os óbitos pela doença, que já acumula 21.651 casos e nove mortes na cidade.

O imunizante, conhecido como Qdenga, foi aprovado pela Anvisa em março de 2023 e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É importante salientar que, como se trata de um imunizante de vírus vivo atenuado, ela é contraindicada para gestantes e pessoas imunossuprimidas.

Quem pode tomar a vacina contra dengue?

O imunizante contra a dengue em Jundiaí está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Para receber a dose, é necessário estar acompanhado de um responsável, apresentar a carteira de vacinação e o CPF, e não ter sido diagnosticado com dengue nos últimos seis meses.

Onde encontrar em Jundiaí

A vacina contra dengue está disponível em três unidades de saúde em Jundiaí:

  • Clínica da Família Hortolândia: Rua Campinas, 58 – Hortolândia. Horário de atendimento: das 8h às 18h.
  • Clínica da Família 1 – Novo Horizonte: Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1.540 – Novo Horizonte. Horário de atendimento: das 8h às 19h30.
  • Nova UBS Retiro: Rua Maria Lúcia de Almeida, 100 – Retiro. Horário de atendimento: das 8h às 16h30.

A iniciativa contra a dengue em Jundiaí tem sido elogiada pela população. A professora Andrea Cappelletti Gastaldo, mãe da primeira criança a se vacinar na cidade, enfatizou a importância da proteção: “Conheço pessoas que tiveram a doença e não foi fácil superar. Nós já havíamos combinado que, assim que fosse liberada na cidade, ela tomaria. Para nós, é proteção”.

Mãe e filha em unidade de saúde de Jundiaí para aplicação de vacina contra dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]