Profissional de saúde do SUS aplica vacina contra Febre Amarela em idosa durante ação de vacinação casa a casa em área rural de Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí realiza, neste sábado (4), mais uma ação de vacinação contra a Febre Amarela, com visitas casa a casa em áreas rurais. A iniciativa acontecerá das 8h30 às 16h, contemplando moradores dos bairros Roseira, Caxambu, Toca e Ivoturucaia.

As equipes de saúde estarão devidamente identificadas e acompanhadas por veículos oficiais. Além da aplicação da vacina, os profissionais irão orientar a população sobre os riscos da doença e avaliar as carteirinhas de vacinação. A medida busca conter a circulação do vírus no município, que neste ano já registrou dois casos confirmados, incluindo um óbito.

“A Febre Amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, que pode se agravar, levando à morte. Desde o início do ano, estamos conscientizando a população e realizando ações extramuros para a vacinação, a principal forma de prevenção”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo.

[tdj-leia-tambem]

Quem deve se vacinar

O esquema vacinal segue as recomendações do Ministério da Saúde:

  • Crianças de 9 meses a 4 anos: duas doses – a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
  • A partir dos 5 anos de idade: dose única.
  • Em Jundiaí: devido ao cenário epidemiológico, todas as pessoas a partir de 6 meses, incluindo moradores e visitantes, devem ser vacinadas.

Vacinação durante a semana

Além da ação deste sábado, o imunizante contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de Jundiaí, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação.

A Prefeitura reforça que a imunização é fundamental para evitar a transmissão e proteger toda a comunidade.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5