Vacinação contra HPV
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí reforça o alerta: adolescentes entre 15 e 19 anos devem procurar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A dose está sendo disponibilizada temporariamente para essa faixa etária por orientação do Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a proteção contra uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo.

Por que a vacina é importante

O HPV está associado a mais de 200 tipos de vírus, alguns deles causadores de câncer. A vacina HPV4 (quadrivalente) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, que estão relacionados a doenças graves, e já integra o Calendário Nacional de Imunizações para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a vacina também é oferecida a imunocomprometidos de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos. Desde 2024, houve a ampliação para adolescentes de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade de se vacinar no período indicado.

“Desde o ano passado, houve a ampliação também para população de 15 a 19 anos que perdeu a oportunidade de receber o imunizante anteriormente. Essa medida vai somente até dezembro. Nessa faixa etária Jundiaí possui 8.680 adolescentes e a nossa meta é vacinar 90% desta população. O HPV é uma doença silenciosa, que pode levar a diversos tipos de câncer, como do colo do útero, órgãos genitais, boca e garganta, por isso a importância de resgatar quem não se vacinou”, destaca a coordenadora da VE, Carolina de Azevedo.

Onde se vacinar em Jundiaí

Os adolescentes podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Clínica da Família, durante o horário de atendimento das salas de vacinação. É necessário apresentar documento com CPF e, se disponível, a carteirinha de vacinação.

CONFIRA O ENDEREÇO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, CLIQUE AQUI!

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4