Neném tomando vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) inicia, a partir desta terça-feira (1), a aplicação da vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses como dose de reforço contra meningite. A medida amplia a proteção contra a doença e integra as ações do Brasil no roteiro global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar as meningites até 2030.

O que muda na vacinação

Até então, as crianças recebiam três doses da vacina contra o meningococo tipo C: aos 3, 6 e 12 meses. Com a nova diretriz, o reforço aplicado aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que além do sorotipo C, protege também contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. Essa ampliação previne casos graves de meningite bacteriana e de meningococcemia — infecção generalizada no sangue.

Somente em 2025, o Brasil já registrou 361 casos de meningite causada por meningococos, com 61 mortes. Em Jundiaí, são 25 casos registrados até o momento neste ano, ante 62 casos em 2024.

Importância da nova vacina

“A ocorrência da doença é muito preocupante e essa iniciativa é um avanço importante para ampliar a proteção dos bebês contra as formas mais graves da meningite, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Carolina de Azevedo.

Quem deve tomar a vacina ACWY?

  • Devem receber a ACWY aos 12 meses: crianças que estão completando essa idade e ainda não receberam a dose de reforço.
  • Não precisam tomar novamente: crianças que já receberam as três doses da vacina meningocócica C, incluindo a dose de 12 meses.
  • Podem completar o esquema: crianças que perderam a dose aos 12 meses podem ser vacinadas com a ACWY até os 5 anos de idade.

Onde vacinar em Jundiaí?

A vacina ACWY, assim como as demais do Calendário Nacional de Imunização, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família da cidade. O atendimento ocorre no horário de funcionamento das salas de vacinação de cada unidade. Confira os endereços no site oficial ou diretamente nas UBSs.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]