Vacinação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As ações de vacinação casa a casa contra a febre amarela, realizadas pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí, já imunizaram 684 moradores desde o início da iniciativa, em fevereiro deste ano.

A campanha, voltada especialmente às áreas rurais, percorre bairros como Eloy Chaves, Maringá, Corrupira, Rio Acima, Caxambu e Ivoturucaia, levando o imunizante diretamente à população.

Cobertura vacinal em alta nas áreas rurais

Além das aplicações realizadas, a equipe de Vigilância Epidemiológica identificou que 2.965 pessoas já haviam sido vacinadas anteriormente, um resultado que demonstra a forte adesão da população à imunização.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, o avanço da cobertura é um sinal positivo:

“Essa é uma doença imunoprevenível, e a intensificação da busca por não vacinados nas áreas rurais faz parte da estratégia do município para garantir o acesso à vacinação a toda a população, principalmente às pessoas que residem em áreas de risco para a febre amarela.”

Vacinação ampliada a partir dos 6 meses de idade

Devido ao cenário epidemiológico atual, que registra dois casos confirmados neste ano, com um óbito, todas as pessoas que residem em Jundiaí estão sendo vacinadas a partir dos 6 meses de idade.

O esquema vacinal segue as orientações do Ministério da Saúde:

  • Dose única para pessoas a partir dos 5 anos;
  • Duas doses para crianças de 9 meses a 4 anos, sendo o reforço aplicado aos 4 anos.

Próximas ações no Caxambu e Ivoturucaia

No sábado (25), as equipes continuarão a busca ativa nas ruas dos bairros Caxambu e Ivoturucaia, das 8h30 às 16h, realizando a verificação das carteirinhas, vacinação e orientações aos moradores.

Durante a semana, o imunizante está disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí, conforme o horário de funcionamento das salas de vacinação.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]