Vacinação no Centro POP.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o objetivo de promover a saúde e proteger contra doenças comuns no inverno, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), realizou na quinta-feira (26) uma ação de vacinação contra a gripe no Centro POP, em Jundiaí (SP).

Ao todo, 44 pessoas em situação de rua foram imunizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica. A iniciativa reforça o compromisso do município com o atendimento integral à população em maior vulnerabilidade, especialmente durante as baixas temperaturas.

Segundo João Guilherme, coordenador do Centro POP, a estratégia foi planejada para alcançar o público-alvo de forma eficaz.

“A ação de vacinação da gripe no Centro POP é uma iniciativa que visa proteger as pessoas em situação de rua das baixas temperaturas e garantir sua saúde. Essa ação é fruto de uma parceria intersetorial que aproveita o momento de alto fluxo para imunizar esse público vulnerável. Estamos comprometidos em oferecer serviços de qualidade e apoio a essa população”, destacou.

Iniciativa reforça o cuidado de Jundiaí com as pessoas em situação de rua (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Vacinação acessível e humanizada

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Carolina Azevedo, ressaltou a importância da estratégia para reduzir complicações e mortes causadas por infecções respiratórias, especialmente entre os mais vulneráveis.

“A vacinação contra a gripe é fundamental para reduzir complicações, internações e mortes causadas por infecções respiratórias. A imunização de grupos em situação de vulnerabilidade, como a população em situação de rua, é ainda mais importante. São pessoas continuamente expostas ao frio, à umidade e à alimentação inadequada, com dificuldades de acesso a serviços de saúde. A ação no Centro POP torna a vacina acessível, inclusiva e humanizada. Proteger a população em situação de rua contra a gripe é um ato de justiça social, cuidado e responsabilidade coletiva”.

A ação foi reconhecida pelas próprias pessoas imunizadas, como Jorge, de 39 anos, que elogiou a iniciativa:

“Sou o Jorge, tenho 39 anos. É muito legal, a atenção do pessoal que está aplicando a vacina. É muito importante essa prevenção. Bacana o trabalho deles”.

Para a gestora da UGADS, Luciane Mosca, a ação é um exemplo de como políticas públicas integradas podem fazer a diferença no cuidado com a população em situação de rua. “A saúde e a dignidade andam juntas. Oferecer vacinação no local onde essa população já é acolhida e acompanhada mostra que estamos atentos às suas necessidades reais. A intersetorialidade é o caminho para garantir que ações de cuidado, como essa, cheguem de forma concreta a quem mais precisa.”

Vacinação segue disponível nos equipamentos de saúde

A campanha de imunização contra a gripe continua disponível nos equipamentos de saúde de Jundiaí, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura reforça a importância de que todos que fazem parte desses grupos busquem a vacina para garantir proteção durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

[tdj-leia-tambem]