Vacina da Febre Amarela.
Imunização intensificada neste sábado, 22 de março (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela em Jundiaí (SP), especialmente após a confirmação de um caso em macacos na cidade vizinha, Louveira (SP).

O imunizante é a principal medida de prevenção contra a doença, que continua sendo um risco na região.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Vacinas disponíveis em diversas UBSs e ação em áreas rurais

Em Jundiaí, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Clínicas da Família oferecem a vacina contra a Febre Amarela de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação. Para ampliar a cobertura, neste sábado (22), as UBSs Rio Acima e Corrupira estarão abertas das 8h às 16h, proporcionando mais um ponto de acesso à imunização.

Além disso, a UGPS dará continuidade à estratégia de vacinação casa a casa em áreas rurais. As equipes de saúde percorrerão os bairros dos Fernandes, Jardim Celeste, Parque Corrupira, Champirra, Santa Fé e Vivendas, com o objetivo de garantir que todos os residentes da região estejam imunizados contra o vírus.

Flávia Pagliarde Cerezer, diretora de Vigilância em Saúde de Jundiaí, reforça que o vírus da Febre Amarela está circulando na região. “É fundamental que a população esteja vacinada para a prevenção dos casos em humanos. Importante lembrar que não são os macacos que transmitem o vírus, mas sim o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue”, afirma Flávia.

A UBS Rio Acima está localizada na avenida Geraldo Azzoni, 11, e a UBS Corrupira fica na rua João Augusto Cruz, 50. Para ser imunizado, é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com CPF.

Balanço de vacinação

Até o momento, Jundiaí já aplicou 4.007 doses da vacina contra a Febre Amarela em 2025. Destas, 328 foram administradas durante as ações realizadas em áreas rurais da cidade. O esquema vacinal é de dose única para pessoas a partir de 5 anos. Para crianças de 9 meses a 4 anos, o esquema é de duas doses: uma aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

[tdj-leia-tambem]

Vacinação em áreas rurais: proteção antecipada

Devido ao cenário epidemiológico atual, moradores de áreas rurais estão sendo vacinados a partir dos 6 meses de idade, ampliando a proteção da comunidade. O último caso de Febre Amarela registrado em Jundiaí aconteceu em 2018, o que reforça a importância da imunização para manter a cidade livre da doença.