
A cidade de Jundiaí inicia, na próxima segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A Secretaria Estadual da Saúde enviou 9.200 doses para o município, e, na primeira semana, a imunização será destinada aos idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas.
A aplicação das vacinas ocorrerá de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. Para maior organização, a recomendação é que a população procure os postos de vacinação preferencialmente no período da manhã.
Confira os endereços das UBSs e Clínicas da Família
Vacina contra a gripe: proteção essencial durante o outono e inverno
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo, a vacina contra a Influenza é a melhor estratégia de prevenção contra a doença. Ela destaca que o imunizante reduz internações e o número de óbitos, especialmente nos meses mais frios, quando há maior circulação dos vírus.
“Iniciaremos a vacinação pelos idosos, que são mais vulneráveis a desenvolver formas graves da doença, além das gestantes e puérperas. Depois, ampliaremos a campanha para os demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, explica Carolina.
Imunização atualizada anualmente para maior proteção
O imunizante contra a gripe é atualizado todos os anos para garantir a proteção contra as cepas mais recentes em circulação no Brasil. Neste ano, a dose passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para idosos 60+, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes.
Em 2024, Jundiaí aplicou 122.899 doses da vacina, mas a cobertura vacinal ficou abaixo da meta de 90%. Os índices registrados foram:
- Idosos: 51,61%
- Crianças de seis meses a menores de seis anos: 68,75%
- Gestantes: 23,11%
Com a nova campanha, a expectativa é ampliar esses números e garantir maior proteção à população.
Documentação necessária para a vacinação
Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar um documento de identificação com CPF. O registro da imunização será feito no sistema de informação do Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes nacionais.
Orientação para vacinas de rotina
Durante a campanha de vacinação contra a gripe, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que as pessoas que necessitam das vacinas de rotina procurem os postos de saúde preferencialmente no período da tarde.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		