
A cidade de Jundiaí dá um novo passo na campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) a partir desta quarta-feira (23). Agora, além de idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), também passam a fazer parte do público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos — ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias.
A aplicação das doses está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, com recomendação de que a população busque atendimento preferencialmente no período da manhã.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo, a estratégia foi pensada para dar mais conforto aos públicos que historicamente são mais vulneráveis à gripe. “Pensando no conforto da população habilitada para receber a dose, definimos essa programação, iniciando pelo público mais suscetível a desenvolver as formas mais graves da doença e os que, historicamente, mais necessitaram de internação e evoluíram para o óbito. Orientamos que os idosos, as gestantes, as puérperas e as crianças busquem, quanto antes, pela dose. A vacina é eficaz e segura”, enfatiza.
[tdj-leia-tambem]
Documento obrigatório e grupos prioritários
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com CPF. No caso das crianças, também é preciso levar a carteirinha de vacinação. Neste ano, a dose contra Influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais, crianças e gestantes, o que reforça a importância da imunização anual para esses grupos.
Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas cerca de 13 mil doses em Jundiaí. A vacinação segue escalonada, com previsão de ampliação para outros grupos prioritários nas próximas semanas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Recomendações para vacinação de rotina
Durante o período da campanha contra a gripe, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que a população que precisa das vacinas de rotina procure as UBSs no período da tarde. O objetivo é garantir agilidade no atendimento aos grupos prioritários da vacinação contra a Influenza durante as manhãs.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4