
Jundiaí ampliou a vacinação contra HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para meninos de 9 e 10 anos. Antes, a vacina era aplicada apenas em adolescentes do sexo masculino de 11 a 14 anos de idade.
Com essa ampliação, a imunização passa a ser para a população de 9 a 14 anos, independente do sexo. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação.
A mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde, considerando que a produção de anticorpos é maior nesta faixa etária.
Sobre o HPV
O HPV é um vírus que tem mais de cem tipos diferentes e pode causar cânceres graves como o colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta.
É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual e também de mãe para filho no momento do parto.
Atualmente, mais de 100 países utilizam a imunização. No Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina foi incorporada de forma escalonada a partir de 2014. O Brasil tem de 9 a 10 milhões de infectados pelo HPV e a cada ano, cerca de 700 mil casos novos da infecção surgem.
“A vacina é segura e eficaz, sendo uma proteção para a criança em sua vida adulto. É importante que seja aplicada o mais cedo possível para uma produção maior de anticorpos. Também é fundamental que sejam tomadas as duas doses, em intervalo de seis meses entre elas”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente.
A vacina protege a criança em sua vida adulta. Duas doses devem ser tomadas.
[tdj-leia-tambem]