
Com pouco mais de duas semanas da campanha de Vacinação Solidária, o Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí já arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis. A presidente da unidade do Funss, Vanessa Machado, explica que a campanha tem como objetivo estimular as doações para famílias da cidade em vulnerabilidade social.
O trabalho de arrecadação já é realizado pela Campanha Permanente, e as doações através dos postos de vacinação da cidade contribuem para a iniciativa. “Com a orientação do distanciamento social e da circulação de pessoas somente em casos de necessidade, a ideia é aproveitar esta necessidade de deslocamento em benefício de todos”, diz Vanessa.
Além do Funss, a campanha da Vacinação Solidária conta com o apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, entidade vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Além disso, a rede Tauste Supermercados emprestou carrinhos metálicos para a arrecadação de alimentos nos pontos de imunização em Jundiaí.
Entrega das doações
Após receber as doações nos pontos de vacinação, a equipe do Funss faz uma triagem com os alimentos, e depois encaminham para as mais de 130 entidades que têm cadastro no Fundo Social, como igrejas e associações de moradores com projetos sociais para crianças, jovens, idosos e pessoas em situação de rua.
Parte das doações também é direcionada pela Prefeitura de Jundiaí, para ser entregue à famílias dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“É um período muito difícil para todos, com certeza. Mas se cada um fizer a sua parte, dentro de suas possibilidades, acredito que poderemos fazer a diferença na vida destas pessoas que precisam de ajuda”, comentou Terezinha de Fátima Prado da Silva (67), que aproveitou o agendamento da primeira dose da vacina para fazer a sua doação, no Drive Thru do Parque da Uva.
Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Jundiaí irá disponibilizar o agendamento para a segunda dose da vacina para pessoas com 69 anos ou mais.