prefeito gustavo martinelli visita lago do parque botânico tulipas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã deste sábado (17), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, esteve no Parque Botânico Tulipas para acompanhar os trabalhos de mitigação dos danos causados pelo recente vazamento de produto químico que alterou a coloração da água do lago para azul.

As ações no local reúnem uma força-tarefa composta por profissionais da Defesa Civil, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), da DAE Jundiaí, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da ONG Mata Ciliar e do Instituto GRAD.

Monitoramento ambiental segue intenso

Durante a manhã, agentes realizaram testes de qualidade da água nos pontos atingidos. Segundo as equipes técnicas, a coloração azul continua reduzindo, sinalizando avanços no processo de recuperação do ecossistema local.

Além do monitoramento do pH e de outros parâmetros da água, os técnicos seguem avaliando os impactos ambientais. Os diagnósticos e laudos estão sendo catalogados para subsidiar medidas legais e administrativas.

Fauna recebe atenção especial

A situação da fauna também mobiliza as equipes. A Defesa Civil informa que biólogos especializados estão realizando a captura de capivaras do parque, que passam por processo de limpeza e observação veterinária.

Aves como patos e gansos, recolhidas após o incidente, estão sob cuidados da ONG Mata Ciliar, que voltou ao local neste sábado para reforçar os trabalhos de atendimento aos animais.

Pato e lago azuis
Foto: Reprodução/ Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Remoção de peixes mortos continua

A retirada dos peixes mortos em decorrência do contato com o produto químico está em andamento. Ainda não quantidade exata ainda não foi divulgada, pois os animais estão sendo pesados antes do envio das informações à CETESB, responsável pela compilação e divulgação dos dados oficiais.

Acompanhamento do Ministério Público

Desde a última terça-feira (13), a Prefeitura de Jundiaí mantém equipes técnicas em campo atuando de forma ininterrupta. O Ministério Público está sendo informado constantemente sobre o andamento das ações e acompanha de perto todos os desdobramentos.