Estradas do Sistema Anhanguera-Bandeirantes
Foto: CCR AutoBAn

A AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, estima que cerca de A AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, estima que cerca de 2,73 milhões de veículos circulem pelas rodovias entre 0h de terça-feira (23/12) e 24h de domingo (28/12).

A ação Operação Natal da concessionária conta com reforço das equipes operacionais para garantir fluidez no tráfego e atendimento rápido aos motoristas.

A previsão é de tráfego mais intenso rumo ao interior na terça-feira (23) das 16h às 20h e na quarta-feira (24) entre 9h e 14h. Já o retorno à capital deve concentrar maior volume de veículos no domingo (28), das 16h às 21h.

Dicas para uma viagem segura

Segundo João Moacir da Silva, gerente operacional da AutoBAn, o motorista deve planejar sua viagem com antecedência.

“É essencial fazer a revisão do veículo, conferir pneus, freios, luzes, óleo e documentação. Além disso, respeitar os limites de velocidade, manter distância segura e programar paradas estratégicas contribuem para uma viagem tranquila e segura”, afirma.

Monitoramento e atendimento 24h

Todo o Sistema Anhanguera-Bandeirantes é monitorado 24 horas por dia por meio de 110 câmeras, 37 sistemas de análise de tráfego, nove estações meteorológicas e 31 painéis de mensagens. As ações contam com 120 profissionais e 46 viaturas em regime de revezamento, assegurando atendimento contínuo durante o feriado.

Atendimento via WhatsApp e telefone

Os motoristas podem obter informações sobre as condições de tráfego ou solicitar auxílio, como atendimento mecânico e resgate, pelo WhatsApp: (11) 4589-3999. O serviço está disponível também via site da AutoBAn (www.autoban.com.br), com acesso direto ao aplicativo. Outra alternativa é o Disque AutoBAn, no telefone 0800 055 55 50, ou ainda pelos telefones de emergência disponíveis a cada quilômetro da rodovia.

Celular ao volante: um risco real

De acordo com a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o uso do celular enquanto dirige é uma das principais causas de distração ao volante, comparável à perda de reflexos causada pela ingestão de álcool. Isso compromete a capacidade de reação do condutor, tornando a condução insegura.

Por isso, se estiver dirigindo, nunca use o celular!