
Nos dias 03 e 04 de novembro, as cidades de Jundiaí e Itupeva (SP) recebem o projeto “Vem com a gente! Brinquedoteca”, iniciativa cultural que busca transformar a infância por meio da leitura, do brincar e da arte.
A ação leva para instituições sem fins lucrativos, centros culturais e escolas públicas uma estrutura móvel de biblioteca com livros e brinquedos educativos infantis. Além disso, promove oficinas de contação de histórias e atividades artísticas, criando momentos de aprendizado e diversão para crianças de 5 a 10 anos de comunidades menos assistidas.
O projeto tem como objetivos estimular o desenvolvimento saudável das crianças, ampliando suas ferramentas cognitivas e sensoriais, incentivar o acesso à leitura, fortalecendo o letramento, a criatividade e a autonomia, além de oferecer recursos extras para educadores, que poderão dar continuidade às atividades no dia a dia escolar.
Entre os temas trabalhados estão o cuidado com a infância, a instrumentalização de educadores e instituições por meio da doação de acervo e estrutura, e o incentivo à leitura e à criatividade.
Realização do “Vem com a gente! Brinquedoteca”
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Vem com a gente! Brinquedoteca” tem produção de Lígia Aydar, apoio da Komedi Projetos e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – do lado do povo Brasileiro.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.
Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço
Jundiaí
Escola: EMEB Marly de Marco
Endereço: Av. Henrique Brunini, 1805 – Jardim Novo Horizonte
Cerimônia: 03/11 às 8h40
Oficina: 03/11 às 9h00
Escola: Emeb 50 Ivo de Bona
Endereço: Av. Francisco Roveri, 505 – Parque Res. Almerinda Chaves
Cerimônia: 03/11 às 13h40
Oficina: 03/11 às 14h00
Itupeva
Escola: Cemeb Thereza Angelina Lourençon
Endereço: R. Felício Falco, 145 – Vila São João
Cerimônia: 04/11 às 8h40
Oficina: 04/11 às 9h00
Escola: Cemeb Marisa Baston Oliveira
Endereço: R. Moacir Giretta, 281 -Parque das Hortênsias
Cerimônia: 04/11 às 13h40
Oficina: 04/11 às 14h00