
A pesquisa realizada, entre os dias 28 de abril e 3 de maio, pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí prevê um crescimento de 10% nas vendas do Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado. Realizada pela segunda vez, os dados visam nortear empreendedores na elaboração de estratégias e ações a partir de informações coletadas.
Foram considerados dados de órgãos oficiais, como IBGE, Caged, Google e NielsenIQ, e informações referentes às características de mercado, hábitos de consumo da população, movimentação de pessoas nas principais vias do Centro, distribuição de potencial de consumo, nível de confiança e produtos de destaque para chegar em tal projeção.
“O levantamento realizado aponta como a pandemia está impactando o varejo no Estado de São Paulo e, consequentemente, o comércio de Jundiaí”, explica o presidente, Mark William Ormenese Monteiro. A pesquisa indica que apesar da queda brusca nas vendas em março do ano passado, as expectativas para este ano são positivas. “O cenário tende a ser melhor do que foi em 2020”, completa Mark.
Expectativa positiva
Esta expectativa positiva se dá pelos dados levantados. A taxa de confiança do consumidor ainda está abalada, o poder de compra do consumidor é menor neste momento e a taxa de desemprego está maior. Por outro lado, caiu o índice de isolamento na cidade. “Quando cruzamos todos os dados, percebemos que a pandemia interferiu no comportamento do consumidor e houve uma queda brusca nas vendas”, explica o presidente. “Mas o volume de vendas vem se recuperando à medida que aumenta o entendimento da população sobre a pandemia e de como as pessoas devem se prevenir”.
Dia das Mães
A pesquisa também analisou picos de movimento no Terminal Central e identificou que as ruas do Centro com maior movimento são Barão de Jundiaí, do Rosário, Zacarias de Góes, Engenheiro Monlevade e outras localizadas nas proximidades. Isso se dá pela conveniência gerada aos consumidores pela variedade de produtos ofertados.
Para o Dia das Mães devem predominar as compras de última hora, com aumento maior na sexta à tarde e no sábado entre 11h e 13h. “É importante o lojista estar preparado para receber o cliente, oferecendo um atendimento mais ágil mas também com atenção e cuidado em relação aos protocolos de prevenção à Covid-19”, observa o presidente Mark William.
As opções de compras são diversas, desde produtos de beleza, de cozinha, casa e decoração até eletrônicos, flores e chocolates.
Como melhorar as vendas
De acordo com a pesquisa da ACE uma das maiores preocupações do consumidor é o aumento dos preços, principalmente os da categoria de alimentos, o que impacta o poder de compra. Por este motivo, é importante o comerciante oferecer facilidades de pagamento, além de agilidade no atendimento.