
O comércio de Jundiaí e Região entra oficialmente no período mais aquecido do ano com a expectativa de crescimento de 3% nas vendas de Natal em comparação a 2024.
Mesmo diante de um cenário nacional marcado por juros altos, inflação persistente e elevado endividamento das famílias, o varejo local já registra aumento na movimentação e aposta em estratégias para converter o fluxo em resultados.
Segundo Edison Maltoni, presidente do Sincomercio, fatores como mercado de trabalho aquecido e pagamento do décimo terceiro salário favorecem o consumo, mas ainda exigem cautela.
“São fatores que podem influenciar no resultado das vendas, impedindo um crescimento mais amplo do setor. Por isso, há cautela e indícios de que os consumidores devem ser mais pragmáticos, objetivos. A tendência é que tenhamos um avanço de cerca 3% na região em relação a 2024, até acompanhando a desaceleração do setor mais notada nesta segunda metade do ano”, pontua.
Estratégias para os lojistas e comportamento do consumidor
Para aproveitar o potencial do período, Maltoni orienta os lojistas a investirem em campanhas de marketing, precificação estratégica, promoções, integração entre loja física e digital e aprimoramento da experiência do cliente.
“A excelência na execução das atividades essenciais contribui substancialmente para bons negócios neste já tradicional melhor período do varejo”, afirma.
O economista do Sincomercio, Jaime Vasconcellos, reforça que as vendas de Natal estão mais diluídas ao longo do mês, influenciadas pelas promoções da Black Friday e pelas compras antecipadas.
“O ideal é pensar em ações e estratégicas para atrair o consumidor durante todo o mês, visando também os presentes de amigo secreto e artigos para o Réveillon que aquecem alguns segmentos. Para os lojistas, diante do cenário mais cauteloso, a dica é ajustar os estoques, as equipes de atendimentos, projeção de vendas. Há desafios, mas grandes chances de bons negócios durante todo mês”, destaca.
O que deve liderar as vendas neste Natal
Entre os itens mais procurados estão smartphones, tablets, smartwatches, roupas, calçados, perfumes, cosméticos e acessórios. Para o público infantil, brinquedos educativos e jogos de tabuleiro seguem entre os favoritos.
Vales-presentes para experiências como jantares, viagens e atividades de lazer, também ganham espaço. As formas de pagamento mais utilizadas devem ser PIX, cartão de crédito parcelado, dinheiro e cartão de débito.
Horário especial do comércio em dezembro
Para facilitar as compras de fim de ano, o comércio de Jundiaí funciona em horário estendido durante todo o mês. As lojas do Centro e dos bairros podem abrir das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h aos finais de semana.
O funcionamento é garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e busca ampliar as oportunidades tanto para consumidores quanto para lojistas.
Campanha “Acelere o Seu Natal”
O Sincomercio e a CDL promovem a campanha Acelere o Seu Natal, que premia consumidores e incentiva a compra no comércio local.
A cada R$ 50 em compras nas lojas participantes, identificadas com o selo da campanha, o cliente recebe um cupom para concorrer a duas motos: Moto Honda PCX DLX ABS e Moto Honda Elite 125, além de vale-compras e brindes.
A campanha segue até 24 de dezembro, e o sorteio das motos será realizado pela Loteria Federal no dia 27 de dezembro. Para Maltoni, a iniciativa reforça a força do varejo local.
“Estamos otimistas com mais essa ação para prestigiar a grandiosidade do nosso comércio que oferece opções diversas, com preços justos e facilidades no pagamento, fortalecendo a economia local, promovendo bons negócios e gerando empregos”, afirma.
Parada Natalina e kits para lojistas
A tradicional Parada Natalina acontecerá no dia 18 de dezembro, às 19h, levando às ruas do Centro o desfile do Papai Noel e suas Noeletes, personagens da Trupe de Natal, grupos de escoteiros, ciclistas e atrações especiais. A ação é realizada pelo Sincomercio e CDL, com apoio cultural do Sesc Jundiaí.
Como ocorre todos os anos, contribuintes do Sincomercio e associados da CDL recebem gratuitamente kits com adesivos natalinos para decorar vitrines e o calendário 2026, reforçando o clima festivo no comércio.