Mapa do Brasil com direções do vento
Novo ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul avança para o oceano e não chega ao interior. (Foto: Cepagri)

Um novo ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7) avança para o Oceano Atlântico. Apesar de desviar do interior do Sudeste, ventos fortes poderão chegar à região de Jundiaí.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento serão mais intensas na quarta-feira (8), acompanhadas de chuvas.

“A previsão é de que os ventos se intensifiquem na quarta-feira (8) pela tarde, à medida em que a frente fria associada a esse ciclone extratropical (sistema de baixa pressão atmosférica) se aproxima da região”, afirma Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

De acordo com Bainy, esses ventos devem ser percebidos de forma semelhante aos do “ciclone bomba” da semana passada.

“Embora esse ciclone não seja tão intenso e esteja bem distante daqui, a previsão é que ventos contínuos cheguem de 35 a 40 km/h, com a possibilidade de rajadas de até 60 km/h”, completa.

Segundo Bainy, essas velocidades podem ocasionar movimentação de galhos de árvores e, em estruturas mais frágeis e já comprometidas, pode haver danos.

A Defesa Civil alertou sobre possibilidade de transtornos por conta do vento.

“A atenção deve ser redobrada em relação a transtornos como destelhamentos e quedas de árvore”, publicou no boletim.

Bruno Bainy explica que ciclones extratropicais têm uma trajetória típica para leste-sudeste e tendem a se afastar do Brasil, por isso, não há possibilidade do sistema de baixa pressão atmosférica mudar de rota e vir em direção ao interior.

“A frente fria avança com maior intensidade sobre a região Sul do Brasil, onde as temperaturas devem cair bastante até o final da semana, mas ao chegar ao Estado de SP ela perde força e se desloca sobre o oceano adjacente ao litoral, avançando até o litoral capixaba. Sentiremos uma mudança nas temperaturas somente entre quinta-feira (9) pela tarde (máxima prevista em 25 ºC) e a manhã de sexta-feira (10) (quando a mínima fica entre 10 e 12 ºC). Mas já na sexta à tarde as temperaturas voltam a subir, ficando em torno dos 27 ºC”, completa.