Inauguração está prevista para o dia 20 de outubro. (Foto: Divulgação)
Inauguração está prevista para o dia 20 de outubro. (Foto: Divulgação)

Uma das mais importantes obras de mobilidade de Jundiaí está prestes a ficar pronta. O Viaduto do Córrego das Valquírias, que integra o Complexo Viário Ary Fossen, será inaugurado no próximo dia 20.

Em sua etapa final de construção, a obra será alternativa de ligação entre o Centro e a Região Oeste da cidade. Os últimos detalhes para a liberação da via à população já foram acertados, como a retirada de um poste de energia no domingo (6), sob responsabilidade da CPFL Piratininga, e a instalação de semáforos na pista, que cabe à Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) do município.

Com o investimento total de R$ 14,5 milhões, obtidos por meio de financiamento com o Desenvolve SP, o viaduto deve receber 1.200 veículos por dia em horários de pico, segundo a UGMT. A partir de 20 de outubro, quando a obra estiver liberada nos dois sentidos, a previsão é que ela desafogue o trânsito em importantes regiões da cidade, como o Complexo Viário Xisto Cereser e a rotatória da Avenida Jundiaí, no Jardim Samambaia.

[tdj-leia-tambem]

Parte da obra já foi entregue anteriormente. Em 5 de abril, a pista do complexo sentido Centro foi inaugurada. Em 10 de maio, a Prefeitura liberou mais um acesso à Marginal da Anhanguera que estava fechado por conta das obras. A via leva os motoristas que vêm da rua Barão de Teffé em direção à rodovia. Além disso, outros reparos recentes ocorreram no canteiro central desta via, além da execução de faixa de desaceleração, retificação da curva de acesso à Marginal Sul da rodovia Anhanguera, acoplamento da via ao viaduto e a conclusão da ciclovia que passa pela edificação.

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância de toda a obra para a cidade. “Junto com o novo viaduto da Avenida 9 de Julho, esta é uma das mais importantes obras de mobilidade realizadas em Jundiaí nos últimos anos. Quando o viaduto estiver pronto, os motoristas terão mais uma alternativa para chegar aos bairros do Vetor Oeste, região que não para de crescer”, comentou.