
A Terra da Uva está em festa com o resultado das premiações recebidas por dois produtores de vinhos de Jundiaí no evento São Paulo Wine Trade Fair, que se encerra hoje, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento, voltado para os profissionais e produtores dos segmentos de vinhos e destilados, reuniu produtores de todo o Brasil para o congresso, que além da premiação, também apresentou novidades e ampliou o mercado para os produtores.
A CRS Brands recebeu duas medalhas de ouro, com os vinhos Georges Aubert Brut Tradicional 2019 e Georges Aubert Nature 2019. Já a Vinícola Castanho ficou com a medalha de prata com o Cave Gran Corte 2019. O Concurso Vinhos e Destilados do Brasil acontece há 20 anos e, nesta edição, contou com 400 participantes.
[tdj-leia-tambem]
“A produção de uvas e vinhos de Jundiaí tem destaque nacional e esses prêmios mais uma vez comprovam a qualidade dos nossos produtores e empresários locais”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “E isso traz reflexos positivos na economia local e também em nosso turismo.”
Para o gestor de marketing Ricardo Leme, proprietário da Vinícola Castanho, a premiação é o reconhecimento de um trabalho de muitos anos. “Ficamos muito felizes pois nosso trabalho é feito com carinho e dedicação. Este não é o primeiro prêmio que recebemos, mas o reconhecimento nacional para um produto fabricado pelo pequeno produtor, disputado com todo o Brasil, sempre tem sabor especial”, comemora o rapaz que faz parte da terceira geração da família que tem na produção de vinho a fonte de renda da família desde 1968.
Economia da cidade
Para o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, a participação de Jundiaí só reforça a importância do setor para a economia da cidade. “Participar de um evento dessa magnitude e ainda ter os produtos feitos em nosso território, pelo produtores da nossa cidade, premiados, prova a qualidade dos produtores locais. O fomento ao turismo rural é uma das nossas prioridades”, comenta o gestor da UGAAT. A cidade de Jundiaí, atualmente, possui mais de 20 adegas produtoras de vinho. São diferentes tipos de vinho muitos deles produzidos tradicionalmente há mais de 120 anos ininterruptamente.
A cidade e suas Rotas Turísticas, foi representada em um espaço de mais de 20 metros junto com produtores locais como a Vinícola Castanho, a Clamar Conservas, a Tre Sorelle e a D’viez. Além do vinho, levaram pela primeira vez ao evento os produtos derivados do vinho, como o Fettuccine de Vinho, a geleia de vinho, geleia de caipirinha e o bombom de vinho.
Congresso Internacional da Cachaça
O São Paulo Wine Trade Fair promove o Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho (CICAVI), evento de caráter cultural, social, técnico e econômico que ocorre em paralelo e tem como objetivo disseminar e fomentar o conhecimento tecnológico, agronômico, dos aspectos produtivos, da comercialização, da distribuição e do serviço entre os componentes da cadeia produtiva do vinho e da cachaça.
O tema do congresso deste ano destaca os desafios para os novos cenários de implantação de políticas ambientais, sociais e de governança no setor de bebidas adultas. E o que as indústrias do vinho e dos destilados podem ensinar sobre sustentabilidade. A grade de palestrantes tem presença confirmada de profissionais de destaque, brasileiros e estrangeiros.
