Rosangela e Maria Claudete durante trabalho voluntário no Hospital São Vicente
Foto: Reprodução/Hospital São Vicente

Os 25 voluntários do “Visita Vicente”, do Hospital São Vicente, receberam a vacina contra a Covid19 e agora podem retomar o projeto de acolhimento ainda esta semana. Por causa da pandemia na cidade, o projeto foi suspenso no início do ano passado, para preservar a saúde dos integrantes, em sua maioria idosos e outras pessoas do grupo de risco.

Os outros projetos do hospital, como o bazar beneficente e o acolhimento do Pronto Socorro de Ortopedia e Unidade Pós-Operatória, continuam suspensos. O projeto “Visita Vicente” foi criado para tranquilizar a família dos pacientes do centro cirúrgico, atualizando os parentes sobre o andamento do procedimento. Antes da pandemia, o processo era realizado em uma sala com um televisor de monitoramento das cirurgias. Agora, o trabalho seguirá via contato telefônico, em uma sala fora do hospital, em um setor administrativo.

“Nós ligamos no centro cirúrgico para pegar os dados dos pacientes que estão em procedimento. Logo depois, com o número de telefone informado no prontuário, ligamos para o familiar. É um trabalho que tranquiliza esse parente que está em casa”, explica a voluntária Maria Claudete Feres Sada Machado.

“Eu não via a hora de voltar para o hospital. Decidi ser voluntária pois também fui paciente. Passei por uma cirurgia cardíaca, fui bem atendida e fiquei encantada com o São Vicente. Logo que sai de alta já me inscrevi para ser voluntária aqui. Nós vestimos a camisa da empresa, contribuímos para fortalecer o HSV”, conta Maria.

“Eu gosto do ambiente hospitalar, além de ser um trabalho muito tranquilo. Nós oferecemos, num primeiro momento uma informação, uma ajuda e até um ombro amigo. É muito gratificante”, comenta a voluntária Rosangela Azzone.

O trabalho não parou

Com o afastamento do projeto, os voluntários continuaram agindo no combate da pandemia durante o isolamento, para ajudar o hospital.

Assim, o grupo realizou campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene, mandaram vídeos e mensagens de incentivo aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, angariaram verba para presentear os funcionários na Páscoa, entre outras ações.

[tdj-leia-tambem]